Oportunidade de Bolsa de Iniciação Científica Júnior em História – Campus Curitiba

Oportunidade de Bolsa de Iniciação Científica Júnior em História

Já pensou em desenvolver pesquisa na área de História durante o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio? As pesquisas de Iniciação Científica Júnior podem ser realizadas de maneira voluntária, mas com uma bolsa de estudos como incentivo é ainda mais atrativo, certo? O valor da bolsa é de R$ 350,00.

O projeto de pesquisa intitulado “APRENDIZAGEM HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: TEORIA, FILOSOFIA E PRÁXIS – POSSÍVEIS ABORDAGENS REFERENTES A TEMAS SOCIAIS CONTROVERSOS” coordenado pelos professores de História Thiago Augusto Divardim de Oliveira e Denilson Roberto Schena, irá selecionar um(a) estudante nos próximos dias. Em breve vamos divulgar como será a seleção. Para participar da seleção você precisa realizar a leitura do projeto que pode ser acessado aqui.

Documentação prioritária necessária para a implementação da bolsa (que deve ocorrer antes do dia 30/09/2022):

– RG e CPF

– Declaração de Matrícula em Curso Técnico INTEGRADO ao Ensino Médio

– Cópia do cartão de conta corrente individual no Banco do Brasil do bolsista (Não serão aceitas contas poupança, de terceiros ou contas conjuntas).

Dúvidas? Escreva para thiago.oliveira@ifpr.edu.br ou denilson.schena@ifpr.edu.br

Ajude a divulgar essa notícia entre os colegas do Ensino Médio Integrado!

Os critérios que serão utilizados para a avaliação foram pensados com base nas questões a seguir

O/A Estudante:

Demonstra compreensão geral a respeito do projeto de pesquisa?

Demonstra compreensão a respeito dos objetivos do projeto de pesquisa?

Demonstra compreensão sobre as possibilidades de participação do/a discente no projeto?

Compreende e utiliza conceitos da História e demais Ciências Humanas?

Apresenta elementos relacionados à História do Brasil possíveis de serem percebidos como difíceis / controversos?

Identifica elementos da controvérsia materializados na vida em sociedade?

Apresenta relações entre a participação no projeto e os seus interesses como estudante?

Articula elementos do projeto e de sua experiência como estudante na produção escrita?

Está apto/a a participar do projeto?

ATENÇÃO: o título do projeto é bastante amplo, assim como as várias possibilidades temáticas que podem ser desenvolvida pelos/as estudantes. Isso quer dizer que os interesses temáticos dos/das estudantes serão levados em consideração, buscando relação com os possíveis encaminhamentos.

Participar de pesquisa no IFPR não é possível apenas com bolsa, então mesmo os estudantes que não forem contemplados com a bolsa, poderão desenvolver suas pesquisas no projeto como voluntários. A certificação de participação no projeto é o que possui validade acadêmica, e a certificação vale para bolsistas e voluntárias/os.

Confira a seguir algumas notícias que já foram publicadas na página do IFPR com relação a este projeto:

Estudante do Campus Curitiba do IFPR apresenta trabalho de PIBIC-Jr em evento internacional de Educação Histórica

Artigo de estudante do Ensino Médio Integrado é publicado em revista científica