Palestra com o pesquisador Marcos Juliano Ofenbock é realizada no Campus Curitiba – Campus Curitiba

Palestra

Palestrante Marcos Juliano Ofenbock

Por: Jânia Duha

No dia 18 de agosto, o Diretor de Ensino do IFPR/Campus Curitiba recebeu no Auditório “Neide Alves” o pesquisador Marcos Juliano Ofenbock, autor dos livros “A Verdadeira Ilha do Tesouro” e “O Tesouro Pirata da Ilha da Trindade”.

Convidado pelos integrantes da Comissão da Olimpíada de Física e Cultura (IPhCO), que tiveram a oportunidade de trabalhar com o pesquisador em 2020, Marcos presenteou os ouvintes com uma palestra maravilhosa. Foi uma aula de história incrível, uma viagem por caminhos, personagens e fatos que aos poucos foram desvendando os segredos de uma lenda curitibana muito especial: a “Lenda do Pirata Zulmiro”.

Uma expedição em busca de um tesouro verdadeiro está em preparação. Uma expedição à uma ilha brasileira, a Ilha da Trindade. A expedição tem como integrantes instituições como o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná – IHGPR, o Museu Paranaense, o Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas – CEPA/UFPR, o Departamento de Geologia da UNESP de Rio Claro, o Departamento de Geomática da UFPR, entre outros.

As escolas que participaram da IPhCO em 2020 no Brasil e no exterior, puderam fazer uma investigação virtual em busca desse tesouro. A expedição verdadeira vai acontecer nos próximos anos, mas a busca virtual com pistas e desafios já aconteceu.  Isso só foi possível devido à valiosa  colaboração de Ofenbock com a nossa equipe IPhCO.  Veja a matéria dessa colaboração em 2020:

O palestrante conseguiu fazer a plateia vibrar! Para os nossos alunos foi uma oportunidade incrível. Também foram sorteados vários livros, adesivos e logos da expedição, e a Biblioteca recebeu uma doação do último livro do autor, uma história documentada do Tesouro Pirata da Ilha da Trindade com 532 páginas.

Esperamos que essa data fique marcada na lembrança de todos, pois muitas novidades e aventuras ainda estão por vir. Agradecemos imensamente a boa vontade do pesquisador Marcos Juliano Ofenbock em compartilhar com os nossos alunos e professores essa história incrível! Confira algumas fotos do evento.

Saiba mais sobre a expedição arqueológica para a Ilha da Trindade: