Projeto de Ensino “Feira de Ciências” promove mostras de Física no Campus Curitiba – Campus Curitiba

No dia 6 de dezembro será realizada a segunda mostra de experimentos de Física, com atividades de Óptica e Luz, ligada ao Projeto de Ensino “Feira de Ciências”. A mostra irá ocorrer nos laboratórios de Física e de Processos Fotográficos, localizados no antigo terreno da “Mate Real” e contemplarão os três turnos letivos.

O Projeto

O Projeto de Ensino “Feira de Ciências” tem como objetivo desenvolver experimentos de física básica. Esse projeto visa aproximar as pessoas dos conceitos da física, sobretudo aqueles ligados ao seu cotidiano, através da divulgação desses experimentos. Assim, decorre a organização dessas pequenas mostras de física.

Ademais, acreditamos que ensinar conceitos físicos por intermédio de atividades experimentais é uma das formas que mais eficaz de motivar os alunos, e assim levá-los a comparar e relacionar os conceitos, teorias e leis da física, com o mundo em que vivemos. Neste processo, as pessoas, em especial os estudantes, transcrevem a linguagem da física, que em geral é abstrata e matematizada, para a linguagem mais “palpável” dos experimentos, dando assim sentido real ao mundo abstrato e formal das ferramentas teóricas da física. Neste sentido, o projeto “Feira de Ciências” pretende estabelecer valores significativos na relação de ensino-aprendizagem no contexto do entendimento da Física.

Equipe e colaboradores

Esta atividade faz parte do Projeto de Ensino “Feira de Ciências”, sob coordenação do professores Bruno Venancio e Marcos Otaviano, com apoio dos professores da área de Física e do Laboratório de Instrumentação Didática e Ensino de Física (LIDEF) do IFPR – Campus Curitiba. Além disso, integram o projeto as estudantes do Curso Técnico Integrado de Eletrônica Esthela Serkes e Karolina da Cruz dos Santos, como alunas bolsistas, e o graduando em Licenciatura em Física da UTFPR Victor Brusiguello Niquele, como voluntário. Contamos ainda com o suporte de alguns setores técnicos, em especial as equipes de manutenção e de Tecnologia da Informação (TI).

O Projeto conta com apoio financeiro

O projeto de conta com o apoio financeiro disponibilizado pelo Programa de Apoio à Implementação de Projetos De Ensino – PAIPE – Edição 2022 – Edital 179/2022 e da Sociedade Brasileira de Física (SBF), através da Chamada para financiamento de projetos de atividades no âmbito das Secretarias Estaduais da SBF.

Primeira Mostra

Em 8 de novembro já foi realizada, nos três turnos letivos, a primeira mostra de experimentos de Física, com atividade de Mecânica e Ondas no campus Curitiba, com a participação de alunos, docentes, técnicos e colaboradores terceirizados. Confira as fotos na galeria.

Texto: Professores Bruno Felipe Venancio e Marcos Otaviano

Fotos: Professores Bruno Felipe Venancio e Paulo Henrique Camargo Batista