Secretaria Acadêmica divulga comunicado sobre prazos e protocolos – Campus Curitiba

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Secretaria Acadêmica divulga comunicado sobre prazos e protocolos

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Confira o comunicado da Secretaria Acadêmica:

“Com a retomada do Calendário Acadêmico temos novos prazos, atenção para período de matrícula em dependência, certificação de conhecimentos anteriores, aproveitamento de estudos anteriores e cancelamento de componentes curriculares.

A solicitação deverá ser realizada pelo sistema de protocolos;
https://protocolo.ifprcuritiba.com/

A partir de 9 de novembro teremos novas opções no sistema de protocolos descritas abaixo:

De 09/11 a 20/11
– Solicitação de matrícula em dependência, e pedido de matrículas para alunos fora do período (transferidos ou com trancamento de curso)

De 09/11 a 23/11

– Solicitação de Certificação de Conhecimentos Anteriores e Aproveitamento de
Estudos Anteriores. O/a estudante deve estar matriculado/a no componente
curricular para o qual solicita dispensa ou ainda não tê–lo cursado.

O QUE É O APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES?
O Aproveitamento de Estudos Anteriores é o processo de aproveitamento de
componentes curriculares cursados com êxito em cursos de nível médio,
técnico ou graduação realizados anteriormente no IFPR ou em outra instituição
de ensino. O aproveitamento só pode ser solicitado para cursos de mesmo
nível de ensino (ex. cursou disciplina de curso superior e está matriculado
atualmente em curso superior). É vedado o aproveitamento de estudos entre
níveis de ensino diferentes.

O estudante que tenha frequentado curso superior e deseje aproveitar, nos
cursos técnicos, os conhecimentos obtidos naquele nível de ensino deverá
seguir os procedimentos de certificação de conhecimentos anteriores descrita
adiante.

O QUE É A CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS ANTERIORES?
A Certificação de Conhecimentos Anteriores refere-se à certificação de
componentes curriculares do curso em que o estudante está matriculado no
IFPR ou que ainda não tenha cursado, para os quais seja comprovado o
domínio de conhecimentos adquiridos anteriormente pelo/a estudante.
Podem ser objetos de certificação os conhecimentos adquiridos no trabalho,
em estudos não formais ou em estudos formais de diferentes níveis de ensino.

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES

Documentos e procedimento:
 Solicitação no Sistema de protocolos; https://protocolo.ifprcuritiba.com/
 O Estudante deve anexar os seguintes documentos:
 Histórico Escolar completo das disciplinas cursadas com êxito em outro
curso de mesmo nível de ensino;
 Ementas (conteúdo programático) cursadas com êxito em outro curso de
mesmo nível de ensino.
 O estudante deverá indicar em quais componentes curriculares deseja
dispensa, mediante aproveitamento na área para digitação no sistema
de protocolos.
 Após a retomada de forma presencial será indispensável a apresentação
física dos documentos para validação. O estudante deverá apresentar
as fotocópias e as originais dos documentos listados conforme
agendamento que será publicado no momento.

CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS ANTERIORES –

Documentos e procedimento:

 Solicitação no Sistema de protocolos; https://protocolo.ifprcuritiba.com/
 Estudante deverá anexar um documento de texto que contenha um
relato da experiência profissional e/ou de educação formal ou não formal
que tenha relação com os conhecimentos dos componentes curriculares
(disciplinas) que deseja dispensa (ex. informações sobre sua
experiência/atuação profissional e de educação não formal que tenha
relação com os conhecimentos dos componentes curriculares
(disciplinas) a serem convalidados; histórico escolar de componentes
curriculares cursados com êxito de diferente nível de ensino).
 No próprio sistema na área de digitação, o estudante deverá indicar em
quais componentes curriculares deseja dispensa, mediante certificação.
 A comprovação do domínio de conhecimento é feita através de
aprovação em avaliação, composta de prova e entrevista, conduzida por
uma comissão própria, a qual estabelecerá os procedimentos e os
critérios de avaliação, de acordo com a ementa prevista no Projeto
Pedagógico do Curso.

De 09 a 11 de dezembro
– Solicitação de Cancelamento de Componente Curricular, para os alunos
de cursos Técnicos Subsequente, Graduação e de Pós – graduação.
Solicitação deverá ser realizada pelo sistema de protocolos sinalizando quais
componentes devem ser cancelados.

A partir do dia 09 de novembro ainda teremos as opções de trancamento de
curso, de solicitação de transferência para outra instituição e justificativa de não
entrega de atividade.

O trancamento de curso diferente de como era feito na forma presencial,
poderá ser solicitado pelo sistema de protocolos a qualquer momento a partir
de 09/11.

A solicitação de transferência para outra instituição, quando for de ensino
médio integrado tem a obrigatoriedade de anexar ao sistema a declaração de
existência de vaga da outra instituição.

Para entrega da justificativa de não entrega de atividade RDE, o aluno deve
anexar obrigatoriamente um documento que comprove o motivo”.
Para demais dúvidas enviar e-mail para
secretariaacadêmica.curitiba@ifpr.edu.br

 

 

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