Curso de Libras se encerra na Reitoria – Instituto Federal do Paraná

Curso de Libras se encerra na Reitoria

Encerrou-se, nesta quarta-feira (14), o Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) ofertado pela Diretoria de Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) na Reitoria. O curso teve por objetivo promover a acessibilidade na comunicação entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte, sendo especialmente planejado para o contexto institucional do IFPR.

Conforme a professora de Libras Adriana Guzzo, a capacitação nessa língua é muito importante para uma instituição de ensino, tendo em vista que trabalha com um público bastante diversificado. “Não se trata apenas de comunicação, mas também de interação. Interação entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte. Nesse caso, se não há conhecimento de Libras, a interação fica bloqueada. Havendo esse conhecimento, surdos e ouvintes ficam em igualdade”, afirma Adriana.

Para Aneliana Prado, coordenadora do curso, uma de suas principais características foi a oportunidade de os participantes terem acesso não apenas à língua em si, mas também à cultura da comunidade surda. “Esse contato que os estudantes tiveram com a professora Adriana, que é surda, foi muito importante para que eles pudessem conhecer mais dessa realidade. Não foram apenas informações sobre a Língua Brasileira de Sinais, e sim uma formação linguística e cultural”, conclui a coordenadora.]]>