Curso “Formação em Agricultura Ecológica” cumpre função social em Colombo – Instituto Federal do Paraná

Campus Colombo

Curso “Formação em Agricultura Ecológica” cumpre função social em Colombo

O Campus Colombo do IFPR iniciou, em março deste ano, o curso de extensão “Formação em Agricultura Ecológica”. O projeto atende adolescentes moradores dos bairros Vila Zumbi e Vila Liberdade e conta com a parceria de secretarias municipais: Agricultura e Abastecimento e Assistência Social, além do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).

De acordo com a coordenadora do curso, professora Ariane Saldanha de Oliveira, trata-se de um projeto piloto, e todas as entidades envolvidas desenvolvem alguma atividade com os adolescentes. “A Secretaria de Agricultura firmou a parceria com o campus e, conjuntamente, preparamos e planejamos o curso, que tem duração total de 11 semanas”, explica. Os jovens, alguns de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, participam de atividades expositivas e práticas sobre Agroecologia, Agricultura Orgânica, Desenvolvimento Rural Sustentável, Alimentação Saudável e Sociologia Rural.

A horta já existente no campus está sendo revitalizada e utilizada como espaço de vivência nas atividades práticas. Além disso, também serão realizadas atividades nos espaços de pesquisa do CPRA. A ideia é que a iniciativa encoraje os adolescentes para a construção coletiva de hortas em espaços urbanos e periurbanos em suas comunidades, tendo em vista que elas permitem a melhoria das condições nutricionais desses locais, a ampliação e o resgate de conhecimentos ligados às práticas de cultivo e à cultura alimentar, e também a manutenção da agrobiodiversidade.

Dois alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Colombo participam como voluntários. “Eles auxiliam os professores e agrônomos da prefeitura durante as atividades com os participantes do curso, orientam os adolescentes nas práticas na horta, participam das visitas técnicas e aulas e sugerem temas para as atividades teóricas”, conta a professora.

Serviço
As atividades do curso “Formação em Agricultura Ecológica” são realizadas nas quintas-feiras à tarde. Atualmente, o Campus Colombo possui os seguintes cursos técnicos: Informática (integrado ao Ensino Médio); Agente Comunitário de Saúde (EaD); Administração (EaD); e Serviços Públicos (EaD). Mais informações sobre esse curso de extensão ou sobre o Campus Colombo podem ser obtidas pelo telefone (41) 3535-1835 ou pela página da unidade.