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Divulgada a Segunda Chamada do SiSU

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Foram divulgadas nesta quinta-feira (26) as listas contendo o nome de mais de 62 mil candidatos aprovados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As matrículas devem ser feitas nos dias 30 e 31 janeiro, na instituição de ensino que oferece o curso desejado.

A segunda chamada é composta pelos candidatos que não foram convocados em nenhuma das duas opções de curso na primeira chamada. Também constam na lista os nomes dos candidatos que foram aprovados para a segunda opção de curso e que, agora, classificaram-se na primeira (mesmo que estes tenham efetuado a matrícula no curso de segunda opção). os candidatos classificados para a primeira opção de curso na primeira chamada que não realizaram suas matrículas perdem o direito à vaga e não concorrem mais às vagas do SiSU em 2012.

Lista de espera
Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse até a próxima quarta-feira (1), por meio do Boletim de Acompanhamento no site do SiSU.

Podem participar da lista de espera, os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares, assim como os candidatos selecionados em sua segunda opção, independente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.

Matrículas no IFPR
Os candidatos aprovados na segunda chamada do Sistema Seleção Unificada (SiSU) terão os próximos dias 30 e 31 de janeiro para providenciar a matrícula nos cursos superiores do IFPR. O procedimento deve ser realizado presencialmente na Secretaria Acadêmica do câmpus que oferece o curso escolhido pelo candidato:

Câmpus Curitiba
Avenida Senador Salgado Filho, 1474, Bairro Guabirotuba, Curitiba/PR.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 17h.
Telefone: (41) 3535-1428

Câmpus Londrina
Rua João XXIII, nº 600, Praça Horace WEll, Jardim Dom Bosco, Londrina/PR.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12 e das 13h às 19h.
Telefone: (43) 3878-6100

Câmpus Palmas
Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, s/n, PRT – 280, Trevo da CODAPAR, Palmas/PR
Horário de atendimento: das 08h às 19h, sem intervalo.
Telefone: (46) 3263-8150

Câmpus Paranaguá
Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453, Moradias Porto Seguro. Paranaguá/PR.
Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 17h.
Telefone: (41) 3271-8300

O candidato deve, no ato da matrícula, apresentar os seguintes documentos

a) Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (original, cópia autenticada ou cópia simples mediante apresentação do original);
b) Certidão de Nascimento ou Casamento (original e fotocópia ou fotocópia autenticada);
c) Carteira de Identidade (original e fotocópia ou fotocópia autenticada) ou carteira de identidade – RNE – Registro Nacional de Estrangeiro;
d) Documento que contenha o número do CPF (original e fotocópia ou fotocópia autenticada);
e) Comprovante de quitação com o Serviço Militar (candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos) (original e fotocópia ou fotocópia autenticada);
f) Título de Eleitor (candidatos maiores de 18 anos) (original e fotocópia ou fotocópia autenticada);
g) Certidão de Quitação das Obrigações Eleitorais, que pode ser obtida no site do TSE, no endereço eletrônico: https://www.tse.gov.br.
h) Entregar declaração de que não está matriculado em curso superior de instituição pública de ensino, conforme Lei nº 12.089 de 11 de novembro de2009.
i) Uma foto 3×4 recente.
j) Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone ou outros);
k) Autodeclaração, preenchida no momento da matrícula, a ser validada pela Comissão de Validação da Autodeclaração (apenas para aqueles que tenham concorrido às vagas reservadas a candidatos afro-brasileiros negros);
l) Apresentar atestado médico que comprove sua deficiência, de acordo com o Decreto Federal nº 3298/9 (apenas para aqueles que tenham concorrido às vagas reservadas aos candidatos com deficiência);
m) Declaração que recomende sua inclusão no programa assinada pelo chefe da aldeia onde reside e pelo chefe do posto local da FUNAI ou Declaração assinada pela FUNAI que recomende sua inclusão no programa, no caso de estudantes indígenas residentes em áreas urbanas (apenas para aqueles que tenham concorido às vagas reservadas à indígenas residentes em território nacional).
n) Histórico Escolar do Ensino Fundamental (original, cópia autenticada ou cópia simples mediante apresentação do original – para aqueles que tenham concorrido às vagas reservadas aos estudantes que tenham concluído todos os seus estudos em escolas públicas).

O candidatos às vagas reservadas a afro-descentes negros devem, ainda, participar de entrevista com a Comissão de Validação da Autodeclaração do IFPR no ato da matrícula, o que impossibilita que o procedimento seja realizado por procurador. Em todos os outros casos, a matrícula pode ser realizada por representante legal do candidato.

A lista de documentos necessários para realização da matrícula também pode ser consultada pelo candidato no boletim de acompanhamento.