Docentes podem participar de capacitação sobre tecnologias digitais aplicadas à energia renovável – Instituto Federal do Paraná

Rede Federal

A Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (SETEC) convida os docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a participarem da Capacitação de Docentes em Tecnologias Digitais aplicadas à Energia Renovável, promovida no âmbito do Programa EnergIFE e do projeto de cooperação técnica Profissionais do Futuro.

São ofertadas 30 vagas para as unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que tenham interesse em implementar cursos na área.

As inscrições deverão ser enviadas por meio de formulário eletrônico, até o dia 15 de março. As vagas serão disponibilizadas por ordem de confirmação da participação na capacitação.

Os docentes da instituição de ensino interessados em participar da capacitação deverão estar

vinculados ao ensino profissionalizante relacionado às profissões com atuação nos setores estratégicos de Economia Verde, preferencialmente Economia Circular, Energias Renováveis e Bioeconomia.

A capacitação será realizada no Campus Ibirité do Instituto Federal de Minas Gerais, entre os dias 3 a 5 de abril.

Mais informações podem ser encontradas na Nota Técnica 21/2024

Programa EnergIFE

O Programa EnergIFE, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), se configura como um programa nacional de governança e busca aprimorar os trabalhos desenvolvidos pelas instituições da Rede Federal, facilitando a identificação de sinergias e direcionando recursos de forma estruturada, pautado num arcabouço robusto de estratégias e ações. Dessa forma se permite ganhos de eficiência no uso de recursos públicos com vistas à excelência na gestão energética e na ampliação da oferta de cursos e profissionais para sociedade brasileira, no segmento das Energias Renováveis e da Eficiência Energética.

Saiba mais na página do programa

Profissionais do Futuro

O projeto “Profissionais do Futuro” promove o desenvolvimento de competências digitais nos estudantes da rede EPT, por meio do desenvolvimento de pilotos de introdução de tecnologias de tecnologia da informação em instituições da EPT selecionadas, da aproximação com empresas provedoras de soluções digitais, aplicáveis nos setores estratégicos da economia verde e da capacitação de docentes.
Essa iniciativa está prevista no âmbito da Cooperação Técnica Brasil/Alemanha, “Educação Profissional para o Desenvolvimento Econômico Verde e Empregos”, como uma ação a ser implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.