Turma do Técnico em Meio Ambiente EAD de Londrina Convida a Comunidade para Apresentações nos Seminários Locais
Publicado em
Neste dia 21 de junho (quarta), a partir das 19 horas, o polo Londrina de Educação a Distância do IFPR realiza as apresentações dos Seminários Locais, sobre as experiências práticas dos estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente em 2017, organizadas pela professora presencial Eloísa Carvalho e a coordenação do curso. Serão relatados tanto os problemas observados em suas visitas técnicas como possíveis soluções.
O Campus IFPR em Londrina se localiza na Rua João XXIII, 600 – Jardim Dom Bosco.
As atividades práticas
Os meses de abril, maio e junho foram marcados por atividades práticas para os estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente ofertado a distância pelo Campus IFPR de Londrina.
No dia 12/04, o gestor ambiental Cléber Gustavo de Góes, da ONG Meio Ambiente Equilibrado (MAE) ministrou uma palestra aos estudantes sobre os desafios do profissional do Meio Ambiente. Posteriormente, em 06/05, Cléber e a professora presencial Eloísa Carvalho acompanharam os alunos em uma visita técnica pelo córrego Água Fresca analisando os problemas ambientais encontrados no percurso.
Por fim, no dia 03/06, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Parque Estadual Mata dos Godoy, onde puderam ter como parâmetro uma Unidade de Conservação que é um fragmento de Mata Atlântica, bioma muito degradado na região.
As atividades foram muito proveitosas para todos, conforme comprovam os depoimentos dos estudantes:
“Para mim foi de importância relevante a palestra com o Gestor Ambiental Cleber Gustavo Goes da ONG MAE, pois tive a oportunidade de saber sobre os impactos ambientais que ocorrem no município de Londrina e a luta incansável das pessoas que defendem a natureza pensando no futuro da humanidade. Quanto às visitas técnicas ao córrego Água Fresca e à Mata dos Godoy, em ambas, pude observar com olhar técnico o ambiente real de um rio que se encontra poluído, um remanescente de floresta de mata atlântica e a dinâmica desses ambientes podendo assim, relacionar aquilo que foi visto em teoria na sala de aula e entender que a natureza é nossa fonte de recursos e se as ações humanas sobre a natureza não forem controladas, cada vez mais fatores abióticos como a degradação do solo, a poluição dos rios e a destruição da camada de ozônio irão limitar a vida dos seres vivos no planeta terra” – Amauri Bevenho
“Nas visitas ao córrego Água Fresca e Mata dos Godoy, pude compreender na prática aquilo que foi ensinado em sala de aula. Aprender mais sobre o meio ambiente e entendendo a dinâmica da natureza, é gratificante” – Gilson de Almeida Machado
“Na primeira visita fiquei pasma ao conhecer um vale com um córrego, bem no meio das residências, lutando para sobreviver em meio aos problemas da população que o cercam, com o lixo nele depositado. Mas fiquei feliz, apesar de sempre passar por ele e nunca prestar atenção, que existe um espaço como este bem debaixo do meu nariz e eu nunca tinha ido visita-lo. E o IFPR proporcionou essa visita aos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, onde aprendemos sobre os impactos ambientais no Vale citado, sobre a mata ciliar existente, sobre assoreamento, etc.” – Sônia Cristina Bianchi
“Achei muito interessante o método de estudo aplicado pela professora Eloisa, o passeio na Nascente da Água Fresca e na Mata dos Godoy me ajudou muito no desenvolvimento do meu trabalho, fora que adorei conhecer esses dois lugares, principalmente a mata, obrigado pelo oportunidade” – Roberto da Cruz Santos.