Aproveitamento de Estudos e Certificação de Conhecimentos Anteriores – Educação a Distância

Aproveitamento de Estudos e Certificação de Conhecimentos Anteriores

Estão abertas as inscrições para realização de requerimento de aproveitamento de estudos anteriores ou a certificação de conhecimentos anteriores. Tratam-se de processos diferentes, mas ambos são oportunidades para o estudante que já adquiriu conhecimentos anteriormente.

Veja abaixo o que são e como solicitar.

Aproveitamento de estudos anteriores

Pode ser solicitado pelos estudantes que já realizaram os componentes curriculares anteriormente, e querem que sejam aproveitados no curso atual, de modo a ser dispensado de cursar os mesmos componentes novamente.

Entende-se por APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES a dispensa de frequência em componente curricular do curso do IFPR em que o estudante comprove já ter cursado com êxito em outro curso.

O estudante deverá estar matriculado ou ainda não ter cursado o componente curricular para o qual solicita o aproveitamento de estudos, até que seja expedido o resultado do seu pedido de aproveitamento.

Para os Cursos Técnicos, a carga horária não poderá ser inferior a 75% da indicada no componente curricular (Resolução 54/2011, Art. 65).

É vedado o aproveitamento de estudos anteriores entre níveis diferentes de ensino. O estudante que tenha frequentado curso superior e deseje aproveitar nos cursos técnicos de nível médio, por exemplo, deverá solicitar mediante CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS ANTERIORES.

Não serão aceitos pedidos de Aproveitamento de Estudos Anteriores fora do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico.

O estudante deverá preencher o formulário e anexar:

1. Histórico Escolar Completo e atualizado da Instituição de Origem em que conste a carga horária da disciplina e a situação do aluno (aprovado/reprovado) autenticados pela instituição de ensino credenciada pelo MEC.
  2. Ementas e programas do componente curricular autenticados pelas instituições de ensino credenciadas pelo MEC.

Certificação de conhecimentos anteriores

Pode ser solicitada quando o estudante que já possui uma vasta experiência em determinado assunto e quer comprovar seus conhecimentos.

Entende–se por Certificação de Conhecimentos Anteriores a dispensa de frequência em componente curricular do curso do IFPR em que o estudante comprove excepcional domínio de conhecimento através da aprovação em avaliação.

A avaliação será realizada sob responsabilidade de Comissão composta por professores, designada pela Direção de Desenvolvimento da Educação a Distância (DDEaD/Proens/IFPR), a qual estabelecerá os procedimentos e os critérios para a avaliação, de acordo com o previsto no projeto do curso e terá quinze (15) dias úteis para a expedição do resultado.

Não se aplica a Certificação de Conhecimentos Anteriores para o componente curricular Projeto integrador no Mundo do Trabalho (PIMT).

O estudante deverá estar matriculado ou ainda não ter cursado o(s) componente(s) curricular(es) para o(s) qual(is) solicita a certificação de conhecimentos, até que seja expedido o resultado do seu pedido de aproveitamento.

No curso com matrícula por módulo, a certificação de conhecimentos somente se aplica se o estudante demonstrar domínio de conhecimento em todos os componentes curriculares do período letivo.

Como fazer?

Por meio dos formulários disponíveis nas páginas da EaD e no Ambiente Virtual de Aprendizagem, a solicitação deverá ser feita pelo próprio estudante por meio digital.

É preciso acessar o link, preencher o formulário e fazer upload da documentação solicitada. O processo não tem nenhum custo ao estudante.

Link:

Requerimento – Aproveitamento de estudos anteriores e Certificação de Conhecimentos

Página com os calendários acadêmicos dos cursos:

Calendários Acadêmicos EaD 2023