Oferta de Cursos EaD no IFPR tem novo cenário a partir de 2023
Publicado em
Os cursos na modalidade a distância têm, no IFPR, um novo cenário para ofertas a partir de 2023. Conheça o contexto e os novos cenários para a EaD no IFPR.
O contexto
Anteriormente, os cursos a distância, no IFPR, eram ofertados pela Diretoria Sistêmica de Educação a Distância (DSEaD). A partir de 2015, a DSEaD iniciou o planejamento de ações pedagógicas e administrativas e a construção de propostas de normativas institucionais, com o objetivo de institucionalizar a EaD no IFPR, um processo que, devido à sua complexidade, foi construído ao longo dos anos e envolveu discussões e elaborações conjuntas com diversas áreas, nas diferentes gestões do IFPR.
Com a reestruturação do IFPR ocorrida em 2022, quando a DSEaD passou a ser uma diretoria da Pró-Reitoria de Ensino, e se tornou a Diretoria de Desenvolvimento de Educação a Distância (DSEaD/Proens), foi criado um Grupo de Trabalho para a elaboração das diretrizes para a oferta de EaD, com a perspectiva de que esta forma de oferta do ensino, no contexto do IFPR, deve ser realizada pelos campi.
Assim, após a elaboração de uma proposta e de duas consultas à comunidade interna, a minuta da resolução que estabelece as diretrizes e os procedimentos para a oferta de cursos na modalidade a distância no IFPR foi analisada e aprovada pelo Conselho Superior do IFPR, resultando na Resolução Consup/IFPR 131/2023, de 27 de junho de 2023.
O Reitor do IFPR, Professor Odacir Zanatta, considera que “a aprovação das Diretrizes para a oferta de EaD no IFPR é um avanço institucional, é um documento que foi elaborado de forma democrática, resultante de um trabalho que evoluiu ao longo dos anos, mas que se concretiza na resolução aprovada pelo Conselho Superior em 2023. Para o IFPR, é um marco histórico quanto à institucionalização da modalidade a distância.”
Na perspectiva desta resolução, a Educação a Distância (EaD) é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e na qual são desenvolvidas atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos.
Novos cenários
A partir da publicação da resolução, os campi do IFPR serão os ofertantes de cursos na modalidade de educação a distância ou com carga horária parcialmente a distância, sendo que a Proposta de Abertura de Curso (PAC) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) devem seguir os trâmites e critérios definidos para abertura de cursos no âmbito do IFPR, conforme as normativas vigentes.
Para ofertas destes cursos, também é necessário que as equipes envolvidas tenham experiência no trabalho com a modalidade a distância e o ofertante é responsável pela produção dos materiais didáticos que serão utilizados. A todos os cursos está disponibilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional, o AVA IFPR.
Outra característica deste cenário é que o campus ofertante poderá contar com polos parceiros para ampliar o número de suas turmas. Estas e as demais informações estão detalhadas na resolução.
A Diretoria de Desenvolvimento de Educação a Distância (DDEaD/Proens) é a unidade responsável por planejar, regular, orientar, assistir, fomentar e articular a ação referente às políticas institucionais de Educação a Distância no âmbito do IFPR. Também, realiza o apoio às iniciativas dos campi interessados nas ofertas desta modalidade, assegurando o envolvimento da comunidade acadêmica, mediante a articulação contínua com todos os setores do IFPR.
Próximas ações
Além do apoio contínuo às iniciativas em EaD dos campi IFPR, a DDEaD/Proens focará na promoção de atividades formativas às equipes, com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre as especificidades da EaD para fomentar as possibilidades da modalidade no IFPR, com foco na qualidade do ensino e da aprendizagem.
A primeira ação neste sentido será anunciada pela DDEaD/Proens, um programa de formação que irá promover a aquisição de conhecimentos sobre a Educação a Distância, em suas diversas dimensões, aos servidores do IFPR. A diretora da DDEaD/Proens, Professora Kriscie K. Venturi, afirma que “compreendemos que as formações são fundamentais para o trabalho dos campi com a modalidade, e a equipe da DDEaD/Proens criou um programa de formações muito robusto, que irá, de forma contínua, trabalhar para a construção coletiva de conhecimentos, com a participação de parceiros e convidados, tanto do IFPR quanto externos.”
A Professora Kriscie informa que o programa de formação será lançado nesta semana, através do site da DDEaD/Proens e dos canais de comunicação institucionais.