Lançamento de programa de formação da Diretoria de Desenvolvimento de Educação a Distância da Proens – Educação a Distância

A Diretoria de Desenvolvimento de Educação a Distância da Pró-reitoria de Ensino  – DDEaD/Proens divulgou o início do Programa de Formação Educação [a Distância] IFPR, o ProFor E[aD]. Trata-se de um programa contínuo,  que tem como objetivo promover a aquisição de conhecimentos sobre a Educação a Distância, em suas diversas dimensões, aos servidores do IFPR.

O que é o ProFor E[aD] IFPR

O Programa de Formação Educação [a Distância] IFPR é um trabalho colaborativo, concebido e organizado pela equipe da DDEaD/Proens, e será produzido em parceria com servidores docentes e técnicos do IFPR e de outras instituições.

A estratégia é promover formações que possibilitem a aquisição de conhecimentos fundamentais sobre a modalidade EaD;  sobre o ensino mediado por tecnologias online;  sobre o planejamento, elaboração e produção de materiais e recursos digitais; sobre recursos e ferramentas para o ensino, principalmente aquelas disponibilizadas no AVA IFPR.

Inicialmente estão previstas formações que ocorrerão preferencialmente em cursos e oficinas, com a premissa de aliar a teoria à prática,  e ao longo do programa serão realizados eventos científicos formativos e serão produzidos outros materiais destinados à divulgação de conhecimentos sobre as temáticas relevantes para os objetivos do projeto. Além disso, está em produção uma trilha de conhecimentos em um ambiente virtual, para  divulgação e compartilhamento, de cursos, ações, legislações, ferramentas e materiais multimídia, tanto aqueles produzidos no âmbito do Programa de Formação Educação [a Distância] IFPR, quanto os advindos de curadoria.

Também será divulgado um canal permanente para a escuta dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem dos projetos de EaD do IFPR, através de formulários com disponibilização contínua. Além dos feedbacks sobre as ações formativas, também serão recebidas sugestões de novas ações, agregação de parcerias e identificação de oportunidades para aprimoramentos das ferramentas do AVA IFPR.

As parcerias

A Diretora de Desenvolvimento de Educação a Distância, Professora Kriscie Venturi, afirma que as ações do programa de formação foram organizadas em três grandes frentes: cursos de formação inicial e continuada, ações de capacitação e instrumentalização de ferramentas e recursos tecnológicos, e a produção da trilha de aprendizagem com os conhecimentos dos eventos formativos e ações produzidas no contexto do ProFor E[aD] e advindos de curadoria.

A Diretora ainda menciona que  “ há vários meses estamos trabalhando para a construção de parcerias com professores e técnicos do IFPR, e iniciamos a organização e a produção das primeiras ações do  ProFor E[aD] IFPR, que agora entra na fase da disponibilização para os interessados e traz imensa satisfação às equipes envolvidas, pois desde 2015 temos o projeto de trabalhar com formações para o trabalho no ensino e na aprendizagem com a EaD no IFPR, uma vez que a institucionalização da modalidade é sua evolução nas instituições, mas não pode ocorrer de forma separada das formações. Isso é importante porque a oferta de EaD envolve especificidades nas dimensões pedagógica, técnica, administrativa e financeira e são conhecimentos que são construídos ao longo do tempo”.

Sobre os modelos e formas de acesso, a Coordenadora de Tecnologias Digitais para a EaD, CTEaD/DDEaD/Proens, Carmen Costa, afirma que nas ações do ProFor E[aD] haverão diversas estratégias: “Não é uma proposta engessada, mas flexível, multiformato. As formas de acesso e de construção de conhecimentos serão definidas a cada ação.  Como uma das características do programa é essa  flexibilidade, novas ações poderão ser inseridas ao longo de sua execução, de acordo com as necessidades, com as oportunidades e as possibilidades”.

As primeiras ações

Como primeiras ações do ProFor E[aD] IFPR, foram divulgadas:

• Oficina –  ConferênciaWeb e Eduplay: novas ferramentas  para o ensino e a aprendizagem no AVA IFPR (parceiro: Equipe RNP)
  • Oficina –  Linguagem e comunicação nos fóruns do Moodle – otimizando a interação (parceira: Profa. Katyuscia Sosnowski – IFPR)
  • Oficina –  Identidade visual para Moodle – sala ambiente (parceira: Profa. Katyuscia Sosnowski- IFPR)
  • Oficina – Uso da Ferramenta Livro no AVA/IFPR (Moodle) (parceira: Profa. Vera Lúcia Medeiros de Albuquerque de Azambuja – IFPR)
  • Oficina – Uso da Ferramenta Lição no AVA/IFPR (Moodle) (parceira: Profa. Vera Lúcia Medeiros de Albuquerque de Azambuja – IFPR)
  • Roda de conversa – Acompanhamento do estudante EaD (parceira: Profa. Vera Lúcia Medeiros de Albuquerque de Azambuja – IFPR)
  • Oficina – Tipos diferentes de fóruns no AVA e a diferença entre eles (parceira: Profa. Vera Lúcia Medeiros de Albuquerque de Azambuja – IFPR)
  • Oficina – Moodle em Ação: Explorando Recursos (parceiro: Prof. André Ricardo Zavan – IFPR)
  • Oficina – Banco de Questões no Moodle: Práticas Essenciais para Questionários (parceiro: Prof. André Ricardo Zavan – IFPR)
  • Roda de conversa – Moodle e Software Livre: significado e importância para as instituições públicas de ensino no Brasil (parceiro: Prof. Rafael Wild – UTFPR)
  • Curso – Inserção de ferramentas digitais nas práticas educativas: uma melhor atuação nas práticas de metodologias ativas (parceiro: Prof. Yuri Alisson Rodrigues de Oliveira – IFPR)
  • Curso – Como criar cursos de extensão online com mediação humana ( específico para a área de humanidades e artes) (parceira: Profa. Katyuscia Sosnowski – IFPR)

As datas e demais informações, destas e das novas ações, estarão na divulgação individual de cada uma e podem ser acompanhadas pelo site da DDEaD/Proens (ifpr.edu.br/ead) e pelos canais institucionais.