Cerimônia marcou a transmissão de cargo de Reitor e a posse das Pró-reitorias, Diretorias dos Campi e Diretorias Sistêmicas – Educação a Distância

Notícias

Cerimônia marcou a transmissão de cargo de Reitor e a posse das Pró-reitorias, Diretorias dos Campi e Diretorias Sistêmicas

Publicado em

Copiado!

Aconteceu, no último dia 13 de março, a cerimônia de transmissão de cargo de Reitor e de posse para as Pró-reitoras, os Pró-reitores, os Diretores Sistêmicos e as Diretoras e Diretores Gerais dos campi do IFPR.

O evento ocorreu no Auditório Neide Alves, no Campus Curitiba do IFPR, foi aberto ao público e contou com a presença de autoridades locais e representantes do Governo Federal, e também foi transmitido ao vivo no Canal Conexão IFPR.

Durante a cerimônia, o representante da gestão anterior, o ex-Reitor Professor Odacir Antonio Zanatta, fez a transmissão de cargo ao representante da gestão atual, o Reitor Professor Adriano Willian da Silva Viana Pereira que, por sua vez, empossou as pessoas que estarão à frente das Pró-reitorias, das Diretorias Sistêmicas e das Diretorias Gerais de cada Campus IFPR,  durante a gestão 2024/2028.

Mudanças na EaD no IFPR

No ano de 2021, a Diretoria Sistêmica de Educação a Distância do IFPR  foi integrada à Pró-Reitoria de Ensino – PROENS/IFPR para tornar-se uma diretoria pedagógica. Com a nova gestão, essa diretoria  volta a ser uma diretoria sistêmica, a Diretoria de Educação a Distância – DEaD.

Na cerimônia de 13 de março, tomou posse como Diretor da DEaD o Prof. Dr. Alexandre Dullius, que representou, na mesa diretiva, todos os novos diretores sistêmicos. Em seu discurso, o Prof Alexandre destacou a  importância das diretorias sistêmicas para fortalecimento e consolidação das políticas de ensino, pesquisa e extensão do IFPR, e trouxe sua visão sobre EaD do IFPR.

Em sua fala, o Prof. Alexandre afirma que, em sua gestão à frente da DEaD, irá voltar seu olhar para a ampliação de oportunidades e sonhos, completando que “é preciso ampliar as discussões e estabelecer princípios e regras, sobretudo mais humanas e inclusivas, no que se refere a inserção de novos elementos tecnológicos no ambiente educacional para mediar os processos pedagógicos porque é essa a realidade atual e futura. Não há mais como fugir desse debate. Muito precisa ser construído”. Segundo ele, o momento é oportuno para iniciar esse diálogo, e o desafio é compatibilizar EaD inclusiva, gratuita e de qualidade, com as exigências sociais e as demandas dos setores de ensino e setores produtivos, sem desconsiderar as tendências sociais e tecnológicas. 

O Diretor de Educação a Distância do IFPR destaca que um fato marcante é a reconfiguração da Diretoria da EaD, que agora passa atuar com ofertas centralizadas, quando os cursos são oferecidos pela própria DEaD do IFPR,  e por ofertas descentralizadas, quando o campus inicia uma oferta de curso. “Vamos ampliar o escopo de oportunidades e sonhos através da ofertas de cursos técnicos subsequentes na modalidade a distância em parceria com os campi e prefeituras parceiras”, finalizou o diretor. A gravação do evento, na íntegra, está disponível no mesmo link da transmissão, no Canal Conexão IFPR.

Topo