Comunicado aos estudantes dos cursos a distância do IFPR sobre o calendário acadêmico durante a greve de servidores – Educação a Distância

Caros estudantes da EaD do IFPR,

Esperamos que este comunicado encontre a todos vocês com saúde e bem-estar.

Como já foi amplamente divulgado, é provável que todos saibam que desde o dia 25 de março de 2024 foi deflagrada, pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação Profissional do Paraná (SINDIEDUTEC),  uma greve dos servidores técnicos administrativos e docentes do IFPR.

Devido ao alcance desta greve, o Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná (CONSUP) suspendeu o Calendário Acadêmico das aulas presenciais em todas as unidades do IFPR a partir de 01/05/2024.

Assim, por meio deste comunicado, queremos esclarecer que a suspensão do calendário dos cursos presenciais não interfere na organização do calendário dos cursos ofertados pela EaD nos polos dos municípios e nos campi do IFPR.

Ocorre que, com base no Ofício 06/2024/IFPR, enviado pelo Reitor do IFPR, professor Adriano Willian da Silva Viana Pereira ao comitê de greve, as aulas dos cursos da Educação a Distância foram caracterizadas como uma atividade essencial, o que possibilitou a  manutenção das ações pedagógicas e administrativas dos cursos em ofertas decorrentes de convênios e acordos de parceria com entidades externas, de forma que não gerem ônus e prejuízos às parcerias já firmadas com os municípios.

Então, aos estudantes dos polos EaD dos municípios parceiros, informamos que suas aulas irão ocorrer normalmente em seus polos.

Aos estudantes dos polos EaD que estão dentro dos campi IFPR, informamos que mesmo que o calendário dos cursos presenciais nos campi do IFPR esteja suspenso, seus cursos terão continuidade e que vocês receberão orientações das coordenações.

Nossos professores presenciais e nossas equipes administrativas e pedagógicas estão empenhadas em oferecer ensino de qualidade, com materiais de estudo atualizados e suporte técnico e pedagógico  para garantir que vocês possam dar continuidade à sua formação.

Reforçamos a importância de manterem-se engajados e dedicados aos estudos, cumprindo prazos e participando ativamente das atividades propostas, inclusive nas suas aulas presenciais. Lembrem-se de utilizar as ferramentas disponíveis, como fóruns de discussão e plataformas de interação, para trocar conhecimentos e colaborar com seus colegas de turma.

Agradecemos a compreensão, a colaboração e o comprometimento de todos vocês nesse período incomum. Estamos confiantes de que, juntos, conseguiremos superar quaisquer desafios e alcançar nossos objetivos acadêmicos.

Permaneceremos à disposição para qualquer necessidade adicional e continuaremos atualizando vocês sobre quaisquer mudanças ou novidades relacionadas aos cursos em andamento.

Desejamos a todos um semestre produtivo e repleto de aprendizado!

Atenciosamente,

A equipe da Diretoria de Educação a Distância do IFPR.