Publicado em
O Diretor da Diretoria de Educação a Distância – DEaD/IFPR, Prof. Dr. Alexandre Dullius, divulgou, nesta segunda (25), um comunicado a toda comunidade do IFPR, com esclarecimentos desta diretoria quanto à greve de servidoras e servidores do IFPR
Conforme nota do Reitor do Instituto Federal do Paraná, o professor Adriano Willian da Silva Viana Pereira, publicada na última sexta-feira na página oficial do IFPR, ocorreu na semana passada a decisão do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Profissional do Paraná, Sindiedutec, que, após Assembleia realizada no dia 19 de março, deflagrou a realização de greve a partir do dia 25 de março e declarou que o direito de greve é constitucional e cabe a cada servidor ou servidora a decisão pela adesão ao movimento.
Neste sentido, informamos que o calendário acadêmico não está suspenso e que a suspensão do calendário acadêmico dos cursos tanto presenciais como da modalidade a distância é atribuída ao Conselho Superior do IFPR, o CONSUP.
No que se refere a oferta de cursos da EaD do IFPR e o calendário em vigência, três cursos técnicos subsequentes estão sendo ofertados pela EaD do IFPR: Logística, Meio Ambiente e Agente Comunitário em Saúde. Neles, atuam bolsistas internos e externos ao IFPR que nos auxiliam nas demandas pedagógicas e professores e professoras, coordenadores e coordenadoras internos e externos ao IFPR.
São 68 professores externos ao IFPR, que possuem vínculos com as prefeituras e atuam na mediação pedagógica em mais de 30 municípios do estado do Paraná, e mais bolsistas, vinculados às coordenações dos cursos em oferta que desempenham atividades de apoio pedagógico e administrativo.
Internamente no IFPR, professores e professoras do quadro de docentes internos atuam nesta oferta, além deles, colegas técnicos e técnicas e também as coordenações de curso.
No caso do quadro de bolsistas, internos e externos, quando a não adesão à greve e, enquanto estiver em vigência o calendário acadêmico, as atividades pedagógicas e administrativas devem ocorrer normalmente. Caso o seu trabalho no IFPR esteja vinculado a algum docente ou técnico que aderiu à greve, nos contatem que vamos viabilizar as atividades por meio de demandas.
As coordenações de cursos e os professores e técnicos internos ao IFPR, quando da adesão à greve, devem procurar os movimentos de greve em seus câmpus para orientações e participação onde estão lotados.
Até que ocorra a suspensão do calendário acadêmico, os professores e professoras externas ao IFPR que possuem seus vínculos com os municípios parceiros e que atuam na oferta vigente, devem continuar normalmente com as aulas e as atividades já previstas: https://ifpr.edu.br/ead/menu-institucional/calendario-academico-e-administrativo/
Informações sobre a greve devem ser obtidas no Núcleo Sindical de Base (NSB) de cada local ou junto à direção estadual do Sindiedutec.
Acredito que juntos podemos lutar por uma educação pública de qualidade e valorizar aqueles que dedicam suas vidas a essa nobre profissão.
Prof. Dr. Alexandre Dullius
Diretor
Diretoria de Educação a Distância – DEaD/IFPR
Portaria IFPR nº 580 de 08/03/2024