Anunciado o Processo Seletivo de estudantes para Cursos a Distância IFPR 2025 – Educação a Distância

Processo seletivo de estudantes

Anunciado o Processo Seletivo de estudantes para Cursos a Distância IFPR 2025

A Diretoria de Educação a Distância DEaD/IFPR anunciou que em breve será iniciada a campanha do Processo Seletivo IFPR 2025 para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio ofertados na modalidade a distância pelo IFPR.

É Federal! É de graça! É a sua cara!

A campanha para divulgação do Processo Seletivo 2025 destaca duas características inerentes à natureza do IFPR: a vinculação da instituição à administração pública federal, assim como as Universidades Federais, e a gratuidade do serviço prestado. Isso significa que não são cobradas mensalidades ou outro tipo de taxa para frequentar a instituição.

Hoje o IFPR possui campus em 28 municípios do Paraná, em todas as regiões do Estado, em cidades de pequeno, médio e grande porte. Além disso, possui Polos de Educação a Distância em diversos municípios do estado, em parceria com as prefeituras municipais.

É a instituição federal de ensino presente no maior número de cidades paranaenses e possui mais de 30 mil alunos matriculados. “Essa é uma oportunidade ímpar para todos e todas que querem fazer um curso na modalidade a distância e ainda fazer parte de nossa comunidade acadêmica. As nossas unidades e polos espalhadas em todo o Paraná ofertam cursos técnicos de qualidade, todos gratuitos, e estão de braços abertos esperando nossos futuros estudantes” ressalta o Reitor do IFPR, Professor Adriano Willian da Silva Viana Pereira.

O IFPR oferece mais de 430 cursos presenciais e a distância, em modalidades que vão de técnico integrado ao Ensino Médio até a pós-graduação lato e stricto sensu, além de cursos de formação inicial e continuada, que visam à qualificação profissional de diferentes públicos.

Para o processo seletivo 2024/2025 dos cursos técnicos subsequentes na modalidade a distância do IFPR, serão ofertadas 6.175 vagas, em 5 cursos técnicos gratuitos, com 80% da carga horária EaD, com aulas e atividades assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional (AVA IFPR) e  20% da carga horária presencial (de forma síncrona ou assíncrona), com encontros previstos nos 34 polos parceiros em municípios do Paraná ou nos Campi do IFPR.

Cursos a serem ofertados:

• Técnico em Logística
  • Técnico em Meio Ambiente
  • Técnico em Segurança do Trabalho
  • Técnico em Serviços Públicos
  • Técnico em Vendas

Duração dos cursos:

•  1,6 um ano e meio para cursos de mais de 1200 horas e
  • 1 ano para cursos de 800 horas

Taxa de inscrição: R$ 30,00

Modo de seleção: Sorteio público de vagas

Mais informações em breve!