Eleito Colegiado do Território da Pesca e Aquicultura do Paraná – Instituto Federal do Paraná

Cotepal

Eleito Colegiado do Território da Pesca e Aquicultura do Paraná

Nesta semana o Núcleo de Pesquisa em Aquicultura e Pesca do Instituto Federal do Paraná (IFPR) contribuiu para a eleição do  Colegiado do Território da Pesca e Aquicultura do Litoral do Paraná (Cotepal). A reunião contou a participação de  aproximadamente 200 pescadores artesanais no Campus de Paranaguá, na última quarta-feira, 25.

De acordo com o coordenador do Núcleo de  Pesquisa em Aquicultura e Pesca, professor Otávio Bezerra Sampaio, o objetivo do encontro é fortalecer a participação dos pescadores. “O Território da Pesca já é um importante instrumento e agora vamos aprofundar a discussão e ampliar a participação dos pescadores e aquicultores no Cotepal”, destaca. O Território da Pesca faz parte da política de desenvolvimento territorial da Pesca e Aquicultura do Governo Federal.  Ao todo serão 174 em todo Brasil.

O Cotepal
O Colegiado do Território da Pesca e Aquicultura do Litoral do Paraná (Cotepal) tem abrangência nas cidades de  Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes, Paranaguá, Matinhos e Guaratuba. As sete cidades reúnem aproximadamente 6 mil famílias de pescadores artesanais.
O Cotepal é composto por 40 representantes escolhidos nas sete cidades de abrangência do  Colegiado. Cada cidade indica 5 representantes, somando 35 e mais 5 que são eleitos pela sociedade civil.
Ainda na quarta-feira, após a eleição do Colegiado, os 40 integrantes  do Cotepal escolheram a Coordenação Executiva composta por: Coordenador Geral, Mário Hanek, Vice-Coordenadora, Márcia Alves de Souza, Secretário Executivo, a ser indicado pelo MPA, Secretário Geral, Otávio Bezerra Sampaio, e Primeira Secretária, Cleonice Silva do Nascimento.

O Cotepal

(Fotos:  Odacir Zanatta)