Estudantes do Campus Ivaiporã do IFPR são premiados em Olimpíadas de Matemática – Instituto Federal do Paraná

Estudantes do Campus Ivaiporã do IFPR são premiados em Olimpíadas de Matemática

Os estudantes Anna Carolina Rocha, do terceiro ano do curso Técnico em Informática, e Douglas Schons, do primeiro ano do curso Técnico em Eletrotécnica foram medalhistas da segunda edição das Olimpíadas de Matemática de Maringá e Região. A premiação, promovida pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi realizada no dia 30 de novembro, na Câmara de Vereadores do município. Foram 81 os estudantes premiados em três níveis, entre eles Anna e Douglas, que receberam medalhas de bronze no Nível 3 – que reúne os estudantes do Ensino Médio.

As provas da competição foram realizadas no dia 31 de outubro e contaram com a participação de 930 estudantes de Ivaiporã e de outros municípios da região. Em Ivaiporã, as provas foram realizadas nas dependências da unidade do IFPR. “Sediar as provas foi uma oportunidade de dar visibilidade ao campus”, afirma o professor de matemática Marco Tadeu Gonçalves, que treinou os estudantes do IFPR e de outras escolas da região durante todo o ano de 2015 no âmbito do Polo de Treinamento Intensivo em Matemática (Poti), iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), sediado de forma provisória no campus. “Os estudantes premiados servem como vitrine para o próximo ano, fazendo com que outros estudantes busquem estudar aqui ou fazer parte do Poti. A premiação dos estudantes mostra que o trabalho de todos segue bem feito e enfatiza a excelência no ensino que temos”, avalia.

Sobre o Poti

O Polo Olímpico de Treinamento Intensivo é um programa nacional idealizado pelo Impa, que oferece cursos gratuitos de matemática para alunos matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e em qualquer ano do Ensino Médio, interessados em participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Atualmente, há 14 polos de treinamento nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Campinas (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José dos Campos (SP), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Maringá (PR), Ponta Grossa (PR) e Lajeado (RS).

Em 2015, o Campus Ivaiporã foi um polo voluntário, que treinou estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e do Ensino Médio do IFPR e de outras escolas do municípo. A intenção é de que a unidade do IFPR se transforme em um polo de treinamento definitivo, que oferecerá, além do próprio treinamento, outros benefícios aos estudantes, como bolsas àqueles que forem premiados nas olimpíadas nacionais de matemática. “No momento entramos como polo provisório. Porém, fizemos o trabalho da mesma forma, aplicando atividades de incentivo à criação de hipóteses e resolução de problemas, para instiga-los a pensar de forma crítica e a utilizar seu raciocínio lógico matemático. Creio que os momentos que dividimos no projeto favoreceram o bom resultado dos alunos, uma vez que os dois premiados eram participantes do treinamento”, explica o professor Marco Tadeu.

Estudantes do Campus Ivaiporã também são destaque na OBMEP

O Campus Ivaiporã também teve sete estudantes que receberam menções honrosas na OBMEP 2015. Dentre eles, está Anna Carolina. “Todos esses resultados são fruto do esforço do professor Marco na capacitação de nossos alunos”, afirma Onivaldo Flores Júnior, Diretor Geral do campus. Confira os premiados:

Anna Carolina De Souza Rocha
Carolina Montanha Garcez