Estudantes e servidores do IFPR se mobilizam para a campanha Junho Vermelho – Instituto Federal do Paraná

Estudantes e servidores do IFPR se mobilizam para a campanha Junho Vermelho

Entre os dias 20 de junho e 1º de julho, os estudantes e servidores do IFPR foram convidados a participar da campanha Junho Vermelho, que estimula a doação de sangue nos meses mais frios do ano, época em que o número de doações diminui. O objetivo da campanha é lembrar aos doadores a importância de continuar a doar sangue independentemente da época do ano e estimular o interesse de quem nunca doou a tornar-se um doador.

No IFPR, a campanha foi lembrada por estudantes e servidores. No Campus Pitanga, a servidora Anauzira Silveira e a professora Lilian Orvatti organizaram uma palestra sobre doação de sangue, ministrada por Sebastião Eurich, que atua há 16 anos como voluntário na captação de doadores no município e região. Os estudantes Milene Fernanda dos Santos, Carolina Ratki Krautchuk, Natasha Yolanda Demaestri, Amanda Monteiro Mendes, Maria Cândida Cedora, Thayane Luiza Zegulhan Teles, Alexandre Lima de Souza e Illana Alexandre Rodrigues, ligados ao Curso Técnico em Cooperativismo na forma de oferta integrada ao Ensino Médio, construíram cartazes que traziam informações sobre a doação de sangue e colaboraram com a decoração do ambiente em que se deu a palestra. O material informativo confeccionado pelos estudantes será utilizado em campanhas informativas posteriores.

No Campus União da Vitória, os servidores foram até o banco de sangue do município na quinta-feira (30), para realizar a doação. O professor Vitor Marcos Gregório é doador há 15 anos. Mudou-se para União da Vitória no ano passado, mas nunca havia colaborado com o banco do município, e encontrou na campanha a oportunidade ideal. “Eu doo sangue porque é uma oportunidade de servir ao próximo, doando algo que não vai me fazer falta, que não toma muito tempo e que pode ajudar a salvar uma vida”, afirma. A servidora Jussara Leite doou sangue pela primeira vez. “Faz tempo que eu queria doar, mas nunca encontrava tempo, e essa campanha foi o empurrão que faltava”, explica.

A quinta-feira (30) também foi o dia escolhido pelos servidores da Coordenadoria-Geral de Comunicação do IFPR para a doação de sangue. Os relações-públicas João Gabriel Kozak e Mariana Veloza e os jornalistas Naiara Longhi Maia e Erike Feitosa se dirigiram à unidade do Hemepar em Curitiba para a realização da doação.

No Campus Avançado Astorga, foram realizadas atividades voltadas ao esclarecimento sobre os critérios para ser um doador. Os estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio participaram de oficinas sobre o tema e puderam tirar dúvidas com a professora Adriana Gallo, que tem formação em Enfermagem. “O que mais chamou a atenção foi o interesse dos alunos maiores de 16 anos em se tornarem doadores e a preocupação de todos em divulgar a campanha aos pais, vizinhos e à comunidade. Ações como essa são de extrema importância para a vivência da cidadania”, afirma Adriana.

Participando também da campanha, o Campus Avançado Barracão realizou no dia 01/07 uma palestra sobre doação de sangue. A palestra teve a participação da professora Andreia Martini Ribeiro e dos alunos do curso técnico em Administração.

Hemepar solicita a doação de sangue para vítimas de acidente

O Hemepar solicita a doação de sangue, com urgência, para a vítimas do acidente ocorrido neste domingo (3), na BR 277, próximo à cidade de Morretes, no Litoral do Paraná. As doações podem ser feitas em qualquer unidade. Mais informações sobre endereços e horários de doação podem ser encontradas na página do Hemepar na internet.

A campanha é em junho, mas as doações podem ser realizadas o ano todo

Apesar de mobilizar a atenção da sociedade para a doação nos meses mais frios do ano, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de doar sangue regularmente. Se você, servidor ou estudante do IFPR, ou seu campus ou unidade está planejando alguma ação para as próximas semanas, conte para a Coordenadoria-Geral de Comunicação do IFPR, pelo e-mail comunicacao@ifpr.edu.br.