Estudantes e servidores do IFPR terão certificação em cursos sobre MatLab e Simulink – Instituto Federal do Paraná

Ensino

Estudantes, professores e técnicos-administrativos do IFPR podem utilizar, gratuitamente, o Matlab e o Simulink. Para acessar, é necessário utilizar o email institucional ou o endereço vinculado aos sistemas acadêmicos

Entre os dias 10 e 14 de abril, estudantes e servidores do IFPR poderão participar do curso “MatLab & Simulink Fundamentals”, ministrado pela equipe da Opencadd, representante dos softwares no país.

O curso, gratuito, é composto por cinco aulas e dividido em três tópicos – MatLab Fundamentals, Simulink Fundamentals e Aula Digital com MatLab e Simulink, e será oferecido de maneira síncrona, sempre das 14h às 16h30. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia.

Os servidores e estudantes do IFPR são convidados a participar e terão certificação, que poderá ser utilizada para progressão funcional, no caso dos servidores.

A formação visa difundir as ferramentas MatLab e Simulink ao corpo docente e discente do Instituto.

Há mais de um ano, o IFPR possui licenças Campus Wide Suite do MATLAB, que dão acesso gratuito a estudantes e servidores a todas as funcionalidades desses softwares.

Matlab e Simulink

Matlab e Simulink são utilizados pelas principais universidades e instituições de Pesquisa e Desenvolvimento do mundo.

Estudantes, professores e técnicos administrativos do IFPR têm acesso a todas às funcionalidades dos programas e suas toolboxes, seja nos laboratórios da instituição ou em computadores pessoais.

Utilize em seu projeto!

São várias as possibilidades de uso dessas ferramentas no desenvolvimento de atividades de Ensino, projetos de Pesquisa e Inovação Tecnológica.

Aplicações práticas dessas ferramentas fazem parte do nosso dia-a-dia. Por exemplo, a inteligência artificial utilizada em serviços de streaming e diversas tecnologias utilizadas na área da Saúde foram feitas com Matlab e Simulink.

No vídeo a seguir, é possível conhecer aplicações em diferentes áreas do conhecimento, como Saúde, Biotecnologia, Economia e até mesmo Linguística:

Para acessar os softwares, é necessário utilizar o email institucional (servidores) ou o endereço vinculado aos sistemas acadêmicos (estudantes).

Mais informações

Outars informações estão disponíveis na página Matlab no IFPR, acessível elo menu esquerdo deste site, no ícone sistemas.

No canal Conexão IFPR é possível conferir uma playlist com outros materiais em vídeo sobre como é possível aplicar as ferramentas MatLab e Simulink em atividades de ensino e pesquisa.

Inscreva-se nos cursos, conheça um pouco mais sobre essas ferramentas e as utilize no seu dia-a-dia no IFPR!