Festas de junho e julho: tradição e cultura nos campi do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Festas de junho e julho: tradição e cultura nos campi do IFPR

Festas juninas e “julinas” têm agitado diversas unidades do IFPR em todo o estado. Os campi do Instituto aproveitam a oportunidade para promover momentos de integração, ao mesmo tempo em que desenvolvem atividades pedagógicas e culturais.

No Campus Curitiba, o festerê foi no dia 1º de julho. Tudo foi planejado e executado pelos servidores e alunos, boa parte deles do curso técnico em Eventos. As fotos estão no Facebook.

Em Coronel Vivida, o evento se chama “Festança” e já está em sua terceira edição, realizada na última sexta (8). Ele também é organizado pelos professores e técnicos em parceria com os estudantes. Nenhum alimento é cobrado: bolo, pé de moleque, pinhão, quentão, pipoca, canjica e cachorro-quente são doados ou produzidos pela própria comunidade acadêmica.

Em Umuarama, os festejos foram no dia 24 de junho e também tiveram caráter pedagógico. Orientados pela equipe do campus, os alunos ficaram responsáveis pela festa, exerceram habilidades de planejamento, organização, finanças e relacionamento interpessoal. Foram arrecadados 78 litros de leite UHT, que foram doados para um abrigo do município que atende crianças em condições de vulnerabilidade social.

Em Capanema, no dia 17 de junho, o Arraiá IFPR foi promovido pelo Grêmio Estudantil Alaska.

Em Campo Largo, a festa foi no dia 23 de junho e, em  Ivaiporã, no dia 10 do mesmo mês. Em Irati, o festerê foi julino e ocorreu na última quinta-feira (7).

Tradição milenar

As festas juninas são realizadas no Brasil desde o início da colonização portuguesa. No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. Povos da Antiguidade, como celtas e egípcios, faziam rituais em que pediam fartura nas colheitas.

A festividade foi incorporada pela Igreja Católica, que, no mês de junho, homenageia três santos: Antônio (em 13/06), João Batista (em 24/06) e Pedro (em 29/06).

Com o passar dos anos, os festejos se difundiram pelo Brasil e se incorporaram à nossa cultura, mesclando tradições e incorporando pratos típicos de cada região.

Sites e páginas dos campi

Confira outras atividades desenvolvidas pelos campi do IFPR acessando as suas respectivas páginas ou pelo Facebook. Na página da Reitoria, no canto direito, há links diretos para todas as unidades do Instituto.

No Facebook, procure pelas unidades de sua preferência e curta as páginsa para acompanhar as atualizações.

Com informações de: BARROS, Jussara De. “Origem da Festa Junina”; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm>. Acesso em 11 de julho de 2016.