Ficiências têm início nesta terça-feira em Foz do Iguaçu – Instituto Federal do Paraná

Ficiências têm início nesta terça-feira em Foz do Iguaçu

Tem início nesta terça-feira (19) a segunda edição da Feira de Inovação das Ciências e da Engenharia (II Ficiências), no Parque Tecnológico da Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. O evento científico trinacional apresenta trabalhos desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental e Médio do estado do Paraná e das províncias de Misiones (Argentina) e de Alto Paraná (Paraguai). O IFPR é uma das instituições que participa da Ficiências, sendo que 18 trabalhos desenvolvidos nos câmpus de Curitiba, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Paranaguá, Telêmaco Borba são apresentados. A instituição também está representada por um stand, que receberá os visitantes interessados em conhecer o IFPR.

Ao todo, são 142 trabalhos finalistas apresentados no evento. A programação também é composta por palestras, oficinas e apresentações culturais. Durante a feira, os trabalhos passarão por uma nova avaliação e, na sexta-feira (22), os melhores serão premiados, incluindo valores em dinheiro para os primeiros colocados. Além disso, terão a oportunidade de participar de um programa de incentivo no PTI, denominado Vivencia Estudantil. Dois trabalhos também serão indicados para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), promovida pela Universidade de São Paulo (USP), da qual a FICIÊNCIAS é afiliada.

A expectativa dos organizadores é que passem pela feira cerca de 4 mil pessoas.

Trabalhos aprovados

Dos 18 trabalhos aprovados, três são do Câmpus Curitiba; um é do Câmpus Irati; seis dão do Câmpus Ivaiporã; dois são do Câmpus Jacarezinho; um é do Câmpus Londrina; três são do Câmpus Paranaguá e um é do Câmpus Telêmacom Borba. Alguns deles já foram apresentados na I Feira de Inovação Tecnológica (IFTECH), realizada durante a programação do II SE2PIN, no final de outubro, em Paranaguá.

Confira os trabalhos:

Câmpus Curitiba
a) Construção de fantomas geom­étricos e antropom­órficos aplicados: técnicas radiológicas;
b) Aliran – Sistema de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e Extensão;
c) LOCAXIS – Sistema de controle de frequência;
d) Redução de peso dos automóveis utilizando aços avançados de alta resistência;

Câmpus Irati
Casa Inteligente

Câmpus Ivaiporã
a) Iogurte probi­ótico saborizado com hortaliças orgânicas: avaliação f­í­sica, qu­í­mica e sensorial;
b) Pão formulado com farinha de banana verde com casca: avaliação química, física e sensorial;
c) Dom­ótica: utilizando equipamentos opensource (Arduino);
d) Pilhas e Baterias: Funcionamento e impactos ambientais;
e) Sistema Microcontrolado para Automação de Irrigação do Solo;
f) Secador solar com movimento para a direção de maior insolação;

Câmpus Jacarezinho
a) An­álise do Ensino da Inform­ática na Rede Municipal de Jacarezinho;
b) Teoria e Prática da Bioconstrução;

Câmpus Londrina
Horticultura automatizada

Câmpus Paranaguá
a) A criação do Parque Nacional Marinho dos Currais e seus efeitos sobre as comunidades pesqueiras;
b) Aplicabilidades art­í­sticas da cultura pop japonesa: animes, mang­ás e possibilidades na relação ensino aprendizagem;
c) O Uso de Sistemas de Informação Geográfica no Reconhecimento das Dinâmicas Atuais de Uso do Solo da Bacia Incremental do Rio da Vila;

Câmpus Telêmaco Borba
Avaliação, desenvolvimento e importância socioecon­ômica de aquecedores solares

Edição anterior

Na primeira edição do evento, o IFPR participou com 21 trabalhos e 34 alunos. O saldo da FICIÊNCIAS 2012 também foi muito positivo para o IFPR: das sete premiações que foram entregues a trabalhos desenvolvidos por estudantes brasileiros, três foram concedidas aos desenvolvidos no IFPR.

Mais informações sobre a FICIÊNCIAS podem ser encontradas no site do evento.