Comunicado à comunidade escolar sobre Atividades Acadêmicas Não-Presenciais – Campus Foz do Iguaçu

IFPR Contra Covid19

Comunicado à comunidade escolar sobre Atividades Acadêmicas Não-Presenciais

Prezados alunos, pais, mães e comunidade de Foz do Iguaçu,

A pandemia da Covid-19, que surpreendeu o mundo neste ano, fez com que nossa instituição precisasse parar as atividades presenciais, atendendo às recomendações dos diversos órgãos de saúde. A prioridade, neste momento delicado, é preservar a vida de todos e todas. Teremos muito a nos adaptar para dar continuidade às atividades que estávamos acostumados a realizar. Assim, diante do cenário da pandemia, no dia 17 de março de 2020, as atividades presenciais foram suspensas e na sequência tivemos a continuidade da suspensão para os meses de abril e maio e possivelmente não retornaremos no mês de junho.

O Instituto Federal do Paraná é uma instituição pública que atua para a formação do nível  técnico à pós-graduação, além de diversos cursos de capacitação. Tem por premissa a inclusão de alunos, das mais diversas origens e condições, e visa dar oportunidades iguais a todos. Além do destacado enfoque na inclusão, também prezamos pela qualidade da formação técnica e o desenvolvimento humano dos alunos e servidores. Deste modo, os cursos oferecidos são planejados para que as atividades práticas e teóricas se complementem e ocorram no campus. Por conta dessas premissas básicas, o IFPR tem uma preocupação enorme com a qualidade das atividades que oferta, bem como, o compromisso de que estas atividades possam ser acessíveis a todos os alunos e alunas. A suspensão das atividades presenciais coloca uma parcela dos estudantes e das estudantes em situação de grande dificuldade em relação ao acesso às informações e aulas.

Cabe destacar que, muitos alunos e alunas; suas famílias, além dos servidores, não têm apenas a dificuldade de acesso à internet e falta de equipamentos adequados para atividades a distância. A população está passando também por adaptações muito grandes nas atividades domésticas, pais e mães com filhos pequenos em casa, que demandam atenção, pessoas idosas para cuidar, e, dessa forma, nem sempre os discentes/docentes têm um ambiente adequado ao estudo como se na escola. Sem falar na sobrecarga emocional, que decorre do aumento do convívio em casa, entre os membros da família.

Desde a suspensão das aulas, a reitoria e os campi vêm discutindo e se organizando para disponibilizar e adequar os que possam ser aplicados a distância. Em linha com nossos valores, nos preocupamos em atender a totalidade, ou o máximo possível de alunos neste momento. Assim, em 10 de maio de 2020, o Reitor do IFPR publicou uma resolução que autorizou o uso das atividades remotas durante o período de suspensão das atividades presenciais, como uma possibilidade de reposição dos conteúdos. Diante disso, os colegiados dos cursos se reuniram e têm trabalhado intensivamente nesta possibilidade de aplicação das atividades a distância. Ressaltamos que alguns conteúdos não são possíveis de serem trabalhados a distância e que cada colegiado avaliou o que poderia, ou não, ser aplicado neste momento.

O Campus Foz do Iguaçu está para iniciar as Atividades Pedagógicas Não Presenciais em algumas disciplinas e cursos, em que os colegiados entendem que seria viável neste momento. As atividades se darão de forma gradual e na medida em que tivermos o retorno dos estudantes e dos professores, quanto à adaptação deste novo formato, outras disciplinas poderão ser incluídas.

Cabe lembrar que, as disciplinas ou cursos que não forem contemplados neste momento com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais, terão os conteúdos repostos no retorno das atividades presenciais, sem data prevista ainda, bem como, os alunos que não tiverem acesso às atividades terão a oportunidade de rever estes conteúdos no retorno.

É muito importante, neste momento, que todos que tiverem condições, dediquem-se a aprender, por meio deste novo formato de ensino. Sabemos que muitas mudanças virão e as atividades não presenciais deverão fazer parte do nosso dia a dia.

Em breve, serão publicados as disciplinas e o calendário das Atividades Pedagógicas Não Presenciais.