Acadêmicas da Unioeste ministram ciclo de palestras sobre cigarros eletrônicos – Campus Foz do Iguaçu

Acadêmicas da Unioeste ministram ciclo de palestras sobre cigarros eletrônicos

Futuras enfermeiras realizaram atividades expositivas e interativas para falar sobre riscos do uso do “vape”

Para falar sobre o uso de cigarros eletrônicos e seus malefícios, acadêmicas do curso de Enfermagem da Unioeste ministraram um ciclo de palestras aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFPR – Campus Foz do Iguaçu. Sob o tema “Cigarros eletrônicos: promovendo a sensibilização dos riscos iminentes à saúde em adolescentes”, as atividades contaram, também, com a realização de dinâmicas interativas e abertura para esclarecimentos de dúvidas. As responsáveis pela conscientização foram as futuras enfermeiras: Amanda Bezerra Santana, Thainá Bezerra Justino e Yasmim Pichonkoski de Oliveira.

As acadêmicas ressaltaram que os dispositivos eletrônicos apresentam várias substâncias que podem causar malefícios, como a nicotina, o propilenoglicol ou glicerol e aditivos com sabores. E, por não serem autorizados pela Anvisa, ainda podem conter diversos outros compostos nocivos. Elas também alertaram sobre o risco de explosão dos chamados “vape”, já que eles funcionam com uma bateria para aquecimento.

“Realizar esta atividade de educação em saúde para o público jovem do IFPR foi muito gratificante. Nosso intuito foi que cada um deles pudesse explorar as informações levadas e refletir sobre suas escolhas, além de conseguirem orientar colegas, familiares, vizinhos sobre os malefícios do cigarro eletrônico. Ficamos muito felizes com os resultados que obtivemos e agradecemos o Instituto pela oportunidade.”, destacou Thainá.