Campus Foz Inaugura primeira Aromateca do IFPR – Campus Foz do Iguaçu

Pesquisa e Extensão

Campus Foz Inaugura primeira Aromateca do IFPR

Publicado em

Copiado!

O IFPR – Campus Foz do Iguaçu, celebrou, no dia 01 de fevereiro, a inauguração da Aromateca, uma “biblioteca de aromas” criada para enriquecer as pesquisas em Gastronomia e ampliar o conhecimento de todos que visitam o espaço.

O novo acervo apresenta vários tipos de especiarias, colecionadas em vidros hermeticamente fechados para a conservação dos aromas, além de fichas com breve histórico de cada espécie, informações sobre propriedades funcionais e nutricionais, origem e a utilização referentes à culinária.

O projeto é coordenado pela professora dos cursos de Gastronomia, Paola Stefanutti, e pela bibliotecária do Campus, Telma de Souza. Além disso, conta com dois bolsistas do curso de graduação de Tecnologia em Gastronomia, Alana de Oliveira e Ediclei Consorte, e com as alunas voluntárias Keila Manfroi e Patrícia Biondo.

“Esta é a materialização do projeto de extensão que tem por objetivo fomentar a Gastronomia enquanto arte e ciência, valorizando as práticas alimentares por meio da disseminação dos saberes da área, bem como promover a biblioteca como instância ativa nos processos educacionais de sua comunidade”, explica a professora Paola.

“Estamos promovendo diversas ações de sensibilização e atividades interativas com o objetivo de aproximar os usuários da biblioteca com o novo acervo. O objetivo é fazer com que o maior número de pessoas conheçam a Aromateca”, destaca a bibliotecária Telma.

O projeto conta com apoio do IFPR proeppi por meio do Edital n° 06/2023: PIAE (apoio financeiro), PIBEX Graduação (bolsa) e PIBEX/ Fundação Araucária (bolsa).

A Aromateca está localizada na Biblioteca do Campus e é aberta a toda a comunidade interna e externa ao Campus.

Topo