Cápsula do Tempo reúne sonhos e projetos de alunos dos 4º anos – Campus Foz do Iguaçu

No Campus

Cápsula do Tempo reúne sonhos e projetos de alunos dos 4º anos

O professor Givaldo doou seu tempo e fez a arte do Memorial da Amizade

Há alguns anos, o professor de Sociologia do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, Franco Ezequiel Harlos, realiza o projeto da Cápsula do Tempo, um momento especial que marca o final do ano letivo e se transforma num rito de despedidas e de esperanças compartilhadas. A cápsula reúne cartas dos estudantes dos 4º anos dos cursos técnicos integrados, as quais serão abertas daqui dez anos. A ideia é incentivá-los a refletirem sobre metas, sonhos, modus vivendi e ações necessárias para que os objetivos sejam alcançados.

Este ano, o envio das cartas está sendo a distância e o ritual de armazenamento da cápsula no Memorial da Amizade será sem a presença dos formandos, em função do período pandêmico.“Os abraços e as tradicionais fotos com todo mundo se abraçando e os olhos marejados não vão rolar. No entanto, está quase na hora de seguirmos em frente. Lá fora tem um lindo mundo inteiro, apesar de todas as incertezas”, enfatiza o professor.

E não é porque estarmos em atividades remotas que não tem novidades. O Memorial da Amizade foi alterado com uma intervenção artística realizada pelo nosso professor de Artes Givaldo Oliveira. O professor Franco explica que todos os anos, quando um ano letivo acaba, ele pede para um dos meus amigos e/ou alunos artistas o ajudarem com a arte do espaço. “Este ano, novamente, o professor Givaldo doou seu tempo e fez a arte, tornando o Memorial ainda mais especial”.

A expectativa é de que quem ainda não enviou, se anime a expor por meio de palavras escritas seus sonhos e projeções para o futuro. Como é um período de excepcionalidades, o professor Franco estendeu o prazo para envio das cartas para até 20 de agosto. Alunas, alunos e docentes podem enviar suas cartas para o e-mail: franco.harlos@ifpr.edu.br.