Curso de Meio Ambiente participa da inauguração da nova Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) de Foz – Campus Foz do Iguaçu

Meio Ambiente

Docentes e os estudantes do 2º e 3º anos do curso Técnico em Meio Ambiente do IFPR – Campus Foz do Iguaçu participaram, nesta segunda-feira (14), da solenidade de inauguração da nova Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) do município. O evento contou a com a presença do prefeito Chico Brasileiro, da secretária de Meio Ambiente Ângela Meira e de diversos representantes institucionais.

O coordenador do curso, Franco Harlos, falou em nome do Instituto, destacando a importância da parceria com a prefeitura municipal para complementar a formação de nossos futuros e futuras técnicos em Meio Ambiente. “Atualmente, contamos com quatro estudantes do curso estagiando na Secretaria de Meio Ambiente e temos a perspectiva de seguirmos ampliando esta parceria”, ressalta o professor.

Além de ouvirem as falas institucionais, os alunos receberam treinamento com os catadores sobre o processo de manejo e classificação dos resíduos sólidos urbanos e sobre o programa de coleta seletiva de Foz.

Participaram do evento, também, as professoras Roseli Dahlem Pacheco (Ecoturismo), Luciana Graciano (Legislação Ambiental) e Kayla Garmus (Gerenciamento de Resíduos Sólidos).

Sobre a UVR – A Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) Graciela Mara Barbosa de Oliveira está localizada na região da Vila Portes. É a quinta de oito UVRs que serão entregues pela Prefeitura de Foz do Iguaçu com apoio da Itaipu Binacional e Governo do Estado do Paraná.

Além de melhorar as condições de trabalho e aumentar a renda dos catadores e catadoras – que hoje chega a R$ 1,8 mil por mês –, a nova unidade contribui com a vida útil do aterro sanitário e a logística de atendimento do Programa de Coleta Seletiva.