Evento discute as implicações da BNCC para a educação básica – Campus Foz do Iguaçu

PIBID e Residência Pedagógica

Evento discute as implicações da BNCC para a educação básica

Conferência “As implicações da BNCC para Educação Básica” discutirá rumos da educação nacional a partir da reflexão em torno da Base Nacional Comum Curricular

O Programa de Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) realizarão, no dia 07 de dezembro, às 19h30, a conferência “As implicações da BNCC para Educação Básica”, como evento de abertura do Ciclo de Formação Pedagógica das Licenciaturas. E evento terá transmissão pelo Youtube e certificação aos participantes.

O ciclo é voltado à formação de bolsistas, professores supervisores, equipes pedagógicas dos campi, coordenadores de área, estudantes de licenciatura e demais interessados em refletir sobre os rumos da educação nacional.

A palestra virtual será ministrada pela professora da Unioeste, Júlia Malachen, e terá como mediadora a professora do IFPR – Campus Palmas,  Bruna Ramos Marinho. Na ocasião, serão abordados os principais elementos da organização da BNCC, que é formulada em torno das competências e habilidades, fundamentada, portanto, na Pedagogia de Competências. A pesquisadora pretende refletir acerca das contradições desse documento ao orientar o currículo e a formação das novas gerações por meio das competências, além de apontar os interesses e as ideologias que perpassam a elaboração e a implementação desse documento nas instituições de educação básica no Brasil. Para isso, a professora fará uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, teoria que embasa os documentos e orienta a concepção de educação presente nos documentos do Instituto Federal do Paraná, tais como o PDI e os PPP’s.

Sobre o PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem por objetivo proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica em vista do fortalecimento das licenciaturas. Busca, também, aproximar as escolas da rede municipal, estadual e federal dos estudos e reflexões dos conhecimentos numa relação entre educação básica e as licenciaturas do IFPR.

No Campus Foz do Iguaçu, os programas se dividem em subprojetos nas áreas de Física, sendo um Núcleo Pibid, com a oferta de 16 bolsas para estudantes das licenciaturas, duas bolsas para supervisores nas escolas e uma bolsa para coordenador de área escolhido por edital de seleção entre os professores das licenciaturas.

Serviço:

Ciclo de Formação Pedagógica das Licenciaturas,  PIBID e Residência Pedagógica  – IFPR

Data: Segunda-feira, 07 de dezembro

Horário: 19h30Cerimônia de abertura do PIBID e RP IFPR com a presença da reitoria e pró reitoria de ensino. 20h – Conferência “As implicações da BNCC para a educação básica”.

Transmissão ao vivo em: https://youtu.be/Nb2Qbhv-NuE

Certificação: O evento contará com certificação e lista de presença para todos os participantes.