Futuros engenheiros e engenheiras de Aquicultura realizam visita técnica ao Canal da Piracema – Campus Foz do Iguaçu

visita técnica

Futuros engenheiros e engenheiras de Aquicultura realizam visita técnica ao Canal da Piracema

Publicado em

Copiado!

A turma de Engenharia de Aquicultura realizou visita técnica ao Canal da Piracema, localizado na Itaipu Binacional. A atividade fez parte da disciplina “Ecologia Aplicada à Aquicultura”, ministrada pela professora Luciana Graciano.

Na ocasião, os futuros engenheiros e engenheiras puderam saber mais sobre o canal por meio de uma apresentação ministrada pelo bióloga Caroline Henn.

Segundo o estudante Helber Oliveira, a visita foi de grande aprendizado, pois eles puderam aprender aspectos históricos, biológicos e tecnológicos ligados ao Canal.

Sobre o Canal

Inaugurado em dezembro de 2002, o sistema de 10,3Km de extensão funciona como um corredor ecológico, permitindo que os peixes migradores superem os 120 metros de desnível médio da barragem de Itaipu e alcancem as áreas de reprodução na planície do Alto Rio Paraná e Parque Nacional de Ilha Grande.

Graças aos diversos estudos desenvolvidos, já foram identificadas 197 espécies no Canal. Além daquelas que o utilizam como um corredor de biodiversidade, muitas outras (chamadas sedentárias) desenvolvem todo o seu ciclo de vida no canal e seu entorno, aproveitando a grande diversidade de ambientes encontrados ao longo do sistema. Muitas dessas espécies são raras, o que também indica que o Canal, sendo uma área protegida, oferece refúgio aos peixes nativos.

Topo