IFPR – Campus Foz do Iguaçu terá novo Bloco de Laboratórios – Campus Foz do Iguaçu

IFPR – Campus Foz do Iguaçu terá novo Bloco de Laboratórios

Convênio firmado entre Itaipu, IFPR e Funtef viabilizará a construção de nove laboratórios

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu será contemplado com a construção de um novo Bloco de Laboratórios. O reitor Odacir Zanatta assinou, no dia 09 de junho, a ordem de serviço e as obras tiveram início em meados do mês. Com uma área total de 914,29m², a nova estrutura incluirá a instalação de nove laboratórios voltados a atender demandas dos diversos cursos ofertados pelo Campus. A obra conta com o repasse de recursos financeiros por parte da Itaipu Binacional e tem previsão de inauguração no dia 10 de abril de 2022.

A iniciativa parte de um convênio firmado entre Itaipu, IFPR e Funtef (Nº4500058929), cujo valor global soma cerca de R$3 milhões. Com um orçamento de R$1,9 milhão, o novo Bloco de Laboratórios abrigará: cinco laboratórios de informática; um laboratório de análises de qualidade de água e efluentes; um laboratório de análise de alimentos; um laboratório de microbiologia; e um laboratório/sala de desenho técnico.

Além da obra, o convênio com a Itaipu Binacional prevê a ampliação da rede lógica, para melhoria da internet em todo o Campus. Será implantado, também, sistema de energia fotovoltáico para o novo Bloco e haverá aquisição de equipamentos para a estruturação dos espaços.

Parceria

O diretor-geral, Anderson Coldebella, destaca que a construção de laboratórios mais modernos e com novos equipamentos trará melhor qualidade ao ensino proposto pela Instituição. “Os novos laboratórios serão um complemento as atividades de ensino, trazendo mais oportunidade de aprender fazendo. Cabe ainda destacar que o apoio da Itaipu Binacional desde a criação do IFPR Campus Foz do Iguaçu vem consolidando a instituição e proporcionando a oferta de formação de qualidade a população de Foz e região”, ressaltou o diretor.

O reitor Odacir Zanatta enfatiza que a obra e todos os outros benefícios decorrentes do convênio é uma conquista de extrema importância para o IFPR seguir firme na missão de ofertar à comunidade educação pública, gratuita, de qualidade socialmente referenciada, indissociada da pesquisa, extensão e inovação. “Uma obra como essa vai permitir aos nossos estudantes a realização de aulas práticas, pesquisa, desenvolvimento de produtos, ampliando os conhecimentos adquiridos”.

O reitor finaliza ressaltando a importância da parceria com a Itaipu Binacional e agradecendo aos investimentos que permitiram “a realização dessa indispensável obra para o desenvolvimento local e regional”.