IFPR e Itaipu Binacional inauguram Bloco de Laboratórios do Campus Foz – Campus Foz do Iguaçu

Inauguração

IFPR e Itaipu Binacional inauguram Bloco de Laboratórios do Campus Foz

O IFPR – Campus Foz do Iguaçu realizou, na terça-feira (14), a cerimônia de inauguração do Bloco de Laboratórios. A iniciativa é fruto do convênio firmado entre IFPR, Itaipu Binacional e Funtef, cujo valor global é de R$ 4 milhões e envolveu, também, a ampliação da rede lógica do Campus, a instalação de sistema fotovoltaico de energia e a aquisição de equipamentos e mobiliários para os novos espaços.

Com uma área total de 914m², o Bloco de Laboratórios abriga oito laboratórios, sendo três Laboratórios de Informática; um Laboratório Maker; um Laboratório de Análise de Qualidade de Água e Efluentes; um Laboratório de Análise de Alimentos; um Laboratório de Microscopia; um Laboratório de Desenho Técnico e a sede do Projeto do curso de Edificações “Escritório Modelo”.

Equipado com instrumentos de última geração, o espaço destina-se ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão, inovação e prestação de serviços, envolvendo não somente a comunidade do IFPR, mas aberto ao estabelecimento de parcerias com outras instituições regionais de Ciência e Tecnologia.

Para o diretor-geral do IFPR Foz, professor Anderson Coldebella, a inauguração do Bloco é um marco muito especial para o Campus. “Começamos nossas atividades há 15 anos, numa salinha no Floresta Clube e olha a estrutura que temos hoje. É uma obra muito importante porque estamos falando de oito novos laboratórios, o que contribuirá muito para a formação de nossos estudantes. Além disso, ganhamos muito com a instalação da nova usina fotovoltaica e da nova rede lógica. Somos muito gratos à Itaipu Binacional por todo o apoio dado ao longo desses 15 anos”, destacou.

“Itaipu existe porque existem profissionais qualificados que construíram e fazem a gestão da usina. Portanto, investir no Instituto Federal de Foz de Iguaçu é reconhecer e acentuar o respeito que Itaipu tem para a formação técnica da população”, afirmou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri.

“Enfrentamos um dos períodos mais difíceis da história, mas conseguimos nos superar e hoje estamos aqui celebrando o resultado desta parceria tão importante, envolvendo IFPR, Funtef e Itaipu Binacional”, ressaltou o reitor do IFPR, Odacir Zanatta.

Reforma do Ginásio

Na ocasião, IFPR e Itaipu anunciaram, também, o novo convênio firmado cujo objetivo é a reforma do Ginásio Poliesportivo e dos vestiários anexos. Essa parceria foi viabilizada pelo apoio da Deputada Federal Gleisi Hofmann e do Deputado Estadual Arilson Chiorato. Será a primeira grande reforma pela qual o Ginásio Poliesportivo passará desde que o IFPR se instalou na área onde funcionava o antigo Floresta Clube, em 2009. O valor estimado para a reforma será de R$ 2.320.716,71.

Além das autoridades presentes, participaram do evento: o diretor de programas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica SETEC/MEC, Alexandre Vidor; O diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI),IrineuMarioColombo;o vereador,KarlStoeckl-Kalito; a diretora administrativa da Funtef, Patrícia Mokrzycki; o professor doutor Eliezer Pacheco, entre outras representantes institucionais.