IFPR e Prefeitura de Santa Helena celebram formatura de estudantes dos cursos de Qualificação Profissional – Campus Foz do Iguaçu

Qualificação Profissional

Ao todo, 95 concluintes celebraram a formatura em cinco cursos de Formação Inicial e Continuada

O IFPR Foz e a Prefeitura Municipal de Santa Helena celebraram, nesta quinta (14), a conclusão dos Cursos de Qualificação Profissional gratuitos ofertados, numa parceria inédita, pelas duas instituições. A solenidade de formatura foi realizada na Câmara de Vereadores de Santa Helena e contou com a presença de gestores e autoridades.

Ao todo, foram 95 concluintes dos cursos presenciais de: Assistente de Controle de Qualidade; Recepcionista; Assistente de Recursos Humanos; Assistente Administrativo; e Promotor de vendas.

As formações tiveram início em julho de 2023 e foram viabilizadas pelos recursos financeiros oriundos de emenda parlamentar obtida pela Deputado Federal e Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

Para o coordenador geral dos cursos de Qualificação Profissional, professor Adilson Reidel, as capacitações foram bastante exitosas, superando em muito as expectativas iniciais, sobretudo, se levarmos em conta o baixo número de evasão dos alunos.

A diretora-geral do IFPR – Campus Foz do Iguaçu eleita, Kayla Garmus, acredita que é muito importante o IFPR seguir apoiando a realização de cursos de Formação Inicial e Continuada. “Parcerias como a que fizemos com a Prefeitura de Santa Helena são primordiais para a qualificação profissional da população e para transformação social de nossa sociedade”. Ela também enalteceu o esforço empenhado pelo ex-diretor-geral, Anderson Coldebella, para a concretização da iniciativa e disse que trabalhará para dar continuidade ao projeto.

O cursos ofertados visaram atender estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda pessoas com deficiência; povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais; e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Compareceram ao evento: o reitor eleito do IFPR, Adriano Willian da Silva; a diretora-geral eleita do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, Kayla Garmus; o prefeito de Santa Helena, Evandro Miguel Grade, o Zado; o Deputado Federal e Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex; A diretora de Planejamento e Administração do IFPR Foz, Monice Aquino; o diretor de Pesquisa e Extensão do IFPR Foz, Arcângelo Signor, entre outros representantes institucionais.