IFPR Foz do Iguaçu integra programação da 10ª Semana da Consciência Negra da Unila – Campus Foz do Iguaçu

Consciência Negra

O IFPR – Campus Foz do Iguaçu integra a programação da 10ª Semana da Consciência Negra, promovida pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), entre os dias 09 e 30 de novembro. O evento inclui apresentação de trabalhos e webseminários temáticos dedicados à reflexão sobre a inserção dos negros e dos povos originários na sociedade brasileira, à consciência histórica africana e sua influência na formação social, histórica, linguística, religiosa, gastronômica e cultural do nosso país e, em geral, nas Américas.

Nesse contexto, o representante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena – Neabi do Campus, Diego dos Santos, ministra, desde o dia 09/11, a oficina de 20 horas “Relações Étnico-raciais e o Ensino de Ciências: Construindo Possibilidades”. O público é formado por professores de Física, Química, Biologia e Ciências e o objetivo é discutir a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, destinadas ao ensino das Ciências, a partir da apropriação e produção de conhecimentos práticos e teóricos, com ênfase na ação. A oficina conta, também, com a monitoria dos alunos de Licenciatura em Física do Campus: Ana Carolina Freitas, Deborah da Silva Resende, Sidinei de Castro.

No dia 20/11, haverá uma mesa redonda com um debate sobre os dez anos da Semana da Consciência Negra, a qual contará com a presença do professor Diego representando o Neabi do IFPR Campus Foz do Iguaçu.

No dia 25/11, o professor de História, Leonir Colombo, ministrará a oficina “O Oeste Paranaense e a (in)visibilidade indígena em contexto urbano. Confira a programação completa aqui.

Para saber mais sobre a programação do Novembro Negro da Unila, acesse a página do evento: https://www.facebook.com/ConscienciaNegraUnila