IFPR Foz tem projetos contemplados em edital nacional de apoio a pequenas empresas
Publicado em
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu conta com dois projetos selecionados na 1ª edição do programa “IF Mais Empreendedor Nacional”, cujo objetivo é levar estudantes dos IFs, supervisionados por servidores, para atuarem junto à comunidade regional, oferecendo consultoria gratuita e especializada a micro e pequenos empresários e empreendedores individuais que tiveram os negócios afetados pela crise sanitária e econômica gerada pela pandemia da COVID-19.
A professora Joana karin Finkler coordena o projeto “Diagnóstico e readequação financeira, técnica e mercadológica de empresas do setor pesqueiro do município de Foz do Iguaçu para o enfrentamento da pandemia de COVID-19”. O objetivo é atuar junto a cinco empresas do setor pesqueiro do município de Foz do Iguaçu (incluindo pesque–pagues e uma peixaria), elaborando estratégias que incrementem a lucratividade, atratividade e sustentabilidade dos empreendimentos durante a pandemia e realizando uma análise de custo/benefício para verificar a viabilidade da adoção de tais estratégias.
Já a professora Paola Stefanutti é responsável pelo projeto “Construção de networking para facilitação de benchmarking entre estabelecimentos gastronômicos locais frente aos impactos da COVID-19”, que busca realizar o diagnóstico das empresas e contextualizá-lo no tempo (período pandêmico) e no espaço (Foz do Iguaçu); propor melhorias das redes sociais, cardápio e ações de sustentabilidade ambiental e social; propor melhorias no negócio por meio da Análise de SWOT; e promover ação de benchmarking entre os estabelecimentos gastronômicos.
Cada uma das docentes já está orientando seis estudantes de diversos cursos do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, os quais receberão bolsas para atuar diretamente nas empresas, visitando os empreendimentos e realizando diagnósticos com vistas a propor melhorias nos processos.
Bolsistas selecionados
No projeto voltado a empresas da área da pesca, são bolsistas os acadêmicos de Engenharia de Aquicultura: Anderson Assing Batista da Silva; Jackeline Beatriz Villarreal Chamorro; Karine Nascimento da Silva; Maria Eduarda Timoteo de Oliveira; Náthaly Moraes de Oliveira;e Pedro Renan Cardoso Meireles. Há, ainda, a estudante voluntária Gabriela Fernandes de Souza.
Para atuar no projeto focado na área da Gastronomia, a professora Paola selecionou bolsistas de diversos cursos, de modo a favorecer uma análise multidisciplinar das empresas. Os estudantes participantes são: Andressa Schmidt de Souza, Gabriel Eduardo Brambilla, Hillary Vitoria Faria Duarte da Silva, Jade Melina Zamarchi, Michelle Cavalheiro Gonçalves Moraes e Tainá Bevilagua Chagas. Os bolsistas são de diversos cursos o que favorece uma análise multidisciplinar das empresas. Os cursos envolvidos são: Tecnologia Gastronomia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Informática e Técnico em Edificações.
Núcleo de Inovação Tecnológica
A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPR (NIT/Proeppi/Campus Foz do Iguaçu), Lauisa Barbosa Pinto Afonso, acredita que esta é uma oportunidade muito importante para aprimorar os conhecimentos de nossos estudantes, além de contribuir para o desenvolvimento local. “A aproximação com o setor privado será muito importante para a formação dos discentes, pois eles entrarão em contato direto com a realidade da profissão e auxiliarão a sociedade levando o conhecimento técnico aprendido no IFPR”, ressalta a professora.
Para auxiliar as equipes de trabalho de todos os campi do IFPR contempladas no edital do “IF Mais Empreendedor Nacional”, o NIT/Campus Foz do Iguaçu promoveu uma formação voltada à gestão empresarial. Em parceria com o Sebrae, foram realizadas, em junho, duas oficinas: “Mídias Sociais para Micro e Pequenas Empresas” e “Controles Financeiros Essenciais”.
Sobre o “IF Mais Empreendedor Nacional”
O programa“IF Mais Empreendedor Nacional” tem a coordenação-geral do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS); suas diretrizes, apoio e recursos vêm da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e conta com a adesão de instituições da Rede Federal EPCT, de todas as regiões do Brasil.
Ao todo, 280 projetos foram selecionados por edital e serão executados a partir do mês de junho até novembro de 2021, em todo o Brasil. Com isso, 1400 empreendedores brasileiros vão ter seus negócios remodelados pela atuação de 1680 estudantes bolsistas, coordenados por 319 servidores da Rede.