IFPR Foz realiza programação especial com idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade – Campus Foz do Iguaçu

EXTENSÃO

Nesta quinta-feira (08), participantes do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) estiveram no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu e puderam vivenciar práticas ligadas à Gastronomia, Saúde e Bem-estar. Os cerca de 70 idosos vieram acompanhados pela equipe do Núcleo de Apoio à Terceira Idade da Unioeste – Campus Foz do Iguaçu.

Os participaram de uma imersão na Aromateca, sob coordenação da profa. Paola Stefanutti e da técnica Telma Viola, e de uma palestra sobre Diabetes ministrada pelo professor de Educação Física Ademar Pinezzi Jr.

A estudante da Unati, Aparecida Bergamasco, descreveu a experiência como muito produtiva e prazerosa. “Achei a experiência muito interessante. Gostei muito de aprender sobre as ervas e especiarias lá da Aromateca”.

A parceria entre IFPR e a Unioeste no âmbito do Unati foi formalizada em 2023 e promete render muitos frutos ainda.

Sobre a Unati

O Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) é desenvolvido no Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e teve início em 2008.

O Programa tem como objetivos a valorização da pessoa idosa e sua inserção na sociedade, como também, a garantia da inclusão social, qualidade de vida e bem estar ao idoso, resgatando os aspectos culturais que remetem a interação social entre eles, ao mesmo tempo, que o programa auxilia no acesso à informação e a legislação e direito do idoso.