IFPR inaugura Laboratório de Internet das Coisas com apoio do Parque Tecnológico Itaipu – Campus Foz do Iguaçu

Inauguração

Solenidade marcou lançamento da Pós-Graduação em Internet das Coisas e Inauguração do Laboratório de IoT

Nesta quinta-feira (16), o Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu, com o apoio do Parque Tecnológico Itaipu, realizou a cerimônia de Lançamento da Pós-Graduação Lato Sensu em Internet das Coisas e de Inauguração do Laboratório de IoT. O evento contou com a presença de servidores, de novos alunos da Especialização e de autoridades locais e regionais, entre elas o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro.

A solenidade foi aberta com uma breve explanação feita pelo coordenador do curso, Evandro Cantú, sobre como a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) pode atender a diferentes demandas da sociedade. Foram abordadas as potencialidades da primeira Especialização ofertada nessa área pelo IFPR, apresentando possíveis aplicações e demandas relacionadas à conexão de objetos do mundo físico à Internet .

Na sequência, o diretor-geral do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, Anderson Coldebella, felicitou os estudantes da primeira turma da Pós-Graduação em IoT do IFPR e agradeceu ao apoio de todas as instituições e agentes institucionais que apoiaram a criação do novo curso e a estruturação do Laboratório de IoT. “Estamos inaugurando muito mais que um espaço de aprendizagem. Inauguramos hoje um instrumento que servirá não somente à Especialização, mas também aos outros cursos e a toda a sociedade”, ressaltou o diretor-geral.

Para o Diretor Técnico do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Rafael José Deitos, a criação da Especialização em IoT é um marco para Foz do Iguaçu e região no que diz respeito à área tecnológica. “Teremos a capacidade de materializar conceitos em algo prático, transformar conhecimento em soluções criativas, novos modelos de negócio e projetos inovadores em IoT”, destacou o diretor.

O prefeito Chico Brasileiro ressaltou a importância de Foz do Iguaçu sediar tantas instituições importantes voltadas ao avanço do conhecimento tecnológico e ao processo de formação profissional. “Esta Pós-Graduação representa inequivocadamente o que é Foz do Iguaçu, representa esta cidade que aposta na inovação, que aposta em novas tecnologias e no processo de formação educacional como algo que vai fazer a diferença no nosso futuro e no futuro do nosso país”, declarou.

O reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, enfatizou o o quanto a Especialização em IoT vai ao encontro da missão do IFPR de promover uma formação profissional qualificada, crítica e humanista, além contribuir para o processo de verticalização. “Queremos fortalecer cada vez mais a educação profissional, mas queremos estender isso de forma mais apropriada para a comunidade e o arranjo que estamos inaugurando aqui, pautado pela inovação tecnológica, já revela uma série de possibilidades para transformar a realidade social”.

Laboratório de IoT

O Laboratório de Internet das Coisas está estruturado com equipamentos de ponta para viabilizar a prática das disciplinas técnicas ofertadas pela Especialização em IoT. A parceria envolvendo o IFPR, o Parque Tecnológico Itaipu e a Itaipu Binacional permitiu a aquisição de equipamentos, ferramentas tecnológicas, mobiliário, entre outros recursos materiais que serão utilizados pelos nossos pós-graduandos e docentes para promover o desenvolvimento de soluções criativas focadas em problemas reais.

Autoridades presentes

Participaram, também, do evento as seguintes autoridades: o Reitor da Unila, Gleisson Alisson Pereira de Brito; O superintendente de Informática da Itaipu Binacional, Everton Schonardie Pasqual; o Suboficial e Assistente em Tecnologia da Informação da Capitania Fluvial do Rio Paraná, Glauber Rocha; o diretor da Agência de Inovação do IFPR, Gutemberg Ribeiro; o consultor de projetos estratégicos do IFPR, Luiz Simão Staszczak; o diretor-executivo do IFPR, Nelson de Castro Neto;o diretor-geral do IFPR – Campus Assis Chateaubriand, Vicente Sandeski;a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, Adriana Somavilla; a diretora de Planejamento e Administração
do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, Monice de Freitas Aquino.