IFPR lança sua primeira revista científica na área da Gastronomia – Campus Foz do Iguaçu

publicação

IFPR lança sua primeira revista científica na área da Gastronomia

Revista RCAGT é o primeiro periódico dos Institutos Federais voltado exclusivamente à publicação de estudos nas áreas da Gastronomia e Ciência de Alimentos

O Instituto Federal do Paraná (IFPR), numa iniciativa multicampi, acaba de lançar a primeira revista científica que engloba Gastronomia e Ciência de Alimentos dos Institutos Federais. Intitulada “Revista de Ciência de Alimentos e Gastronomia (RCAGT)”, a publicação quadrimestral surge com o objetivo de divulgar pesquisas científicas e tecnológicas em Ciência de Alimentos e Gastronomia.

A Revista faz parte de uma ação colaborativa entre as áreas de “Alimentos” e “Gastronomia” dos campi de Colombo, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Jaguariaíva, Palmas, Paranavaí e Pitanga. Todos eles contam com Grupos de Pesquisa certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq associados às áreas temáticas da Revista.

A RCAGT publicará artigos inéditos, relatos de casos e artigos de revisão, em português ou inglês, enfocando eixos temáticos diversificados, como “Tecnologia dos Alimentos”; “Novos ingredientes e desenvolvimento de novos produtos”; “Alimentos funcionais, saúde e nutrição”; “Turismo Gastronômico”; “Gastronomia e suas técnicas”; “Sustentabilidade na Gastronomia” entre outros assuntos correlatos.

O periódico eletrônico foi viabilizado por meio do Edital lançado pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPR (Proeppi), por intermédio da Diretoria de Pesquisa (Dipe), que selecionou publicações periódicas de âmbito institucional que serão hospedadas no Portal de Revistas e Periódicos do IFPR.

Período de Submissão aberto

As professoras Paola Stefanutti (IFPR – Campus Foz do Iguaçu) e Tatiana Colombo Pimentel (IFPR – Campus Paranavaí) são as editoras-chefes da nova Revista. Elas destacam que o período de submissão de artigos para a 1ª Edição da Revista já está aberto e fazem um convite à comunidade acadêmica – docentes, técnicos e estudantes – atuante na área para que aproveitem a oportunidade.

“Nossas expectativas são de que o nosso periódico seja veículo de disseminação das publicações de nossos discentes e docentes, assim como, da comunidade externa, contribuindo para as áreas de Ciência de Alimentos e Gastronomia e incentivando estudos em sua interface”, destaca a professora Tatiana.

A professora Paola ressalta o ineditismo da publicação. “Este é o primeiro periódico dos Institutos Federais da área da Gastronomia e estamos orgulhosos por essa conquista. O periódico valoriza a Gastronomia como campo de estudo e fortalece essa área acadêmica tão recente na história do país”.