Napne/IFPR Foz celebra sucesso da Campanha de conscientização sobre o Autismo no Campus – Campus Foz do Iguaçu

inclusão

Napne/IFPR Foz celebra sucesso da Campanha de conscientização sobre o Autismo no Campus

Publicado em

Copiado!
As atividades foram desenvolvidas ao longo dos meses de Abril e Maio

O Núcleo de Atendimento para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFPR – Campus Foz do Iguaçu celebrou a finalização da campanha “Abril Azul – Mês da Conscientização sobre o Autismo”. Ao longo dos meses de abril e maio, o Napne/IFPR Foz promoveu diversas atividades alusivas ao universo das pessoas no espectro autista.

A programação incluiu palestras com especialistas, rodas de conversas com estudantes autistas e familiares, distribuição e difusão de material informativo e atos simbólicos em defesa da diversidade e da educação inclusiva.

Um dos destaques da campanha foi a promoção da palestra “Diálogo sobre o Autismo: Desconstruindo estigmas”, ministrada pela neuropsicopedagoga Samia Omairi, aos estudantes de todos os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus. Na ocasião, a profissional – que também é mãe de criança autista – esclareceu dúvidas e conscientizou a comunidade escolar sobre aspectos científicos e psicossociais acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). “A maior dificuldade de ser autista não é o autismo em si, mas a forma como as pessoas reagem a ele”, destacou.

A palestra também foi ofertada aos acadêmicos de Licenciatura em Física e teve por objetivo conscientizar os futuros professores e professoras sobre aspectos relevantes da prática pedagógica envolvendo estudantes com autismo.

Roda de Conversa com estudantes e familiares

Outro momento marcante da Campanha Abril Azul foi a realização da “Roda de Conversa com Estudantes Autistas e Familiares”. O evento foi marcado por relatos de experiências e bate-papo sobre os desafios e conquistas das pessoas com autismo na sociedade.

Além de estudantes do Campus e familiares, a atividade contou com a presença de diversos convidados externos, com destaque para as representantes da Associação Solidária às Pessoas Autistas (Aspas/Foz do Iguaçu), que falaram sobre questões jurídicas e terapêuticas ligadas ao TEA.

De acordo com o coordenador do NAPNE, Matheus Amparo, que também é professor de Educação Especial do Campus e responsável pelo Atendimento Educacional Especializado dos estudantes com TEA, a campanha cumpriu um papel muito relevante, ao abordar um tema tão importante e sensível. “Cumprimos nosso objetivo de colaborar na discussão e na conscientização de toda a comunidade escolar sobre o que é o autismo, as principais características e como lidar para que possamos evitar o preconceito, a discriminaçao e criar uma cultura inclusiva que respeite e valorize as diferenças”.

Leia também: Napne/IFPR Foz promove evento com estudantes autistas, familiares

Topo