Professora do IFPR realizará pesquisa na Universidade de Copenhagen – Campus Foz do Iguaçu

internacionalização

Professora do IFPR realizará pesquisa na Universidade de Copenhagen

Pesquisa será desenvolvida na Dinamarca de julho a outubro de 2022

A Professora da área de Física do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, doutora Márcia Saito, realizará uma pesquisa sobre a História da Física Quântica na Universidade de Copenhagen, na Dinamarca. O trabalho intitulado “Utilização de fontes históricas sobre o Teorema de Bell e sua relação com a área da informação quântica no Ensino de Física” será desenvolvido nos meses de julho a outubro deste ano.

A pesquisadora em História e Filosofia da Ciência acredita que a pesquisa trará grandes benefícios ao IFPR, com impactos positivos diretos nos cursos de Licenciatura em Física e Desenvolvimento de Sistemas, na qualidade do ensino e das pesquisas na instituição e na sua internacionalização.

A professora Márcia também destaca a importância de se reconhecer o trabalho de mulheres nas áreas científicas, especialmente nas exatas. “A Física ainda é uma área dominada por homens, na qual as mulheres ainda são bastante desvalorizadas. Por isso, pesquisas de qualidade que contribuam para a compreensão de temas na área, realizadas por mulheres, merecem destaque”, ressalta.

Referência em Física Quântica – A Universidade de Copenhagen é um dos berços da Física Quântica, onde nasceu uma das principais interpretações desta teoria: a Interpretação da Complementaridade ou Interpretação de Copenhagen, a qual foi idealizada principalmente pelo físico dinamarquês Niels Bohr. Nesta universidade, inclusive, há um arquivo histórico, o Arquivo Niels Bohr, no qual a pesquisadora terá a oportunidade de acessar diversos documentos relacionados à história da Física Quântica.