Projeto de Aquaponia desenvolvido no IFPR – Foz do Iguaçu celebra resultados – Campus Foz do Iguaçu

Aquicultura

Projeto de Aquaponia desenvolvido no IFPR – Foz do Iguaçu celebra resultados

Desenvolver um sistema ecoeficiente e replicável de cultivo de hortaliças unindo a piscicultura (cultivo de peixes) e a hidroponia (cultivos de plantas com as raízes submersas na água). Esse é o objetivo do “Projeto Aquaponia –  Sistema de reaproveitamento da água dos tanques de produção de tilápias, implantado em novembro de 2019 nas dependências do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu.

O Projeto de Aquaponia foi selecionado pelo programa “Desafio Inova Oeste” e resulta de um convênio firmado entre a Fundação PTI-BR, a empresa Inovações Agroecológicas e Centro Universitário Uniamérica. Toda a estrutura necessária foi montada no IFPR, por meio de Acordo de Cooperação Técnica, e inclui, entre outras coisas, um sistema de produção de peixes de 12 m3 com 12 tanques; um sistema de Hidroponia para a produção de hortaliças com 60 m2; uma estufa aquícola com 147m2 e uma estufa agrícola de 105 m2.

O IFPR – Campus Foz do Iguaçu foi escolhido para abrigar o projeto pioneiro no  Oeste do Paraná pelo fato de ser uma referência regional em pesquisas ligadas a Aquicultura.  O graduando do curso de Engenharia de Aquicultura, Osvaldo G. Santos, é autor do Projeto e tem como missão coletar dados científicos e realizar a manutenção periódica do sistema. “Nosso objetivo é validar o projeto e torná-lo uma solução viável para replicação em larga escala.”, ressalta o futuro engenheiro.

Osvaldo explica que a produção mensal esperada para antes da pandemia era de 2200 plantas por mês e 20kg de peixe, mas o período de quarentena e de suspensão das aulas prejudicou a manutenção diária do sistema.  Mesmo assim, ele se mostra positivo com os resultados obtidos até agora. “Desde que teve início o seu funcionamento, o projeto já produziu um número estimado de 100 kg de hortaliças, entre alface, almeirão, couve e salsinha, e o pescado continua crescendo. Creio que o potencial é grande para ele ser reaplicado em escala comercial, além de se desdobrar em outros projetos acadêmicos na área da Aquicultura”, destaca Osvaldo.

Além de mais econômico, o sistema de Aquaponia é mais sustentável. Na piscicultura convencional, são utilizados 20.000 litros de água para a produção de 1 kg de peixe, enquanto que, na Aquaponia, bastam apenas 200 a 500 litros de água para produzir a mesma quantidade de peixe, mais as hortaliças, além de não gerar efluentes (resíduos líquidos).

O projeto tem vigência até o final de 2020, com possibilidade de renovação por mais um ano.

Como funciona a aquaponia?

A aquaponia trabalha para resolver um problema da piscicultura solucionando um problema da hidroponia. Em tanques próprios, há a criação de peixes, no caso, tilápias. Interligado a esses tanques, há as hortaliças do sistema hidropônico. A água com os excrementos produzidos pelos peixes passa por um filtro biológico, e os resíduos ricos em nutrientes são decantados. Em seguida, a água é levada por meio de bombeamento até as plantas que, por sua vez, filtrarão absorvendo esses nutrientes e a água retorna limpa para os peixes. Basta alimentar os peixes que o ciclo se renova.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), a aquaponia pode economizar até 90% de água em relação a agricultura convencional, pois recircula a água de um sistema de criação de pescado para um sistema de cultivo de vegetais, demandando menos água.

Aquicultura no IFPR

Tem interesse em estudar Aquicultura? O IFPR Foz do Iguaçu oferece o Técnico em Aquicultura  Integrado ao Ensino Médio, com duração de 3 anos, e o curso de Engenharia de Aquicultura, com duração de 5 anos.   O curso de “Engenharia de Aquicultura” do IFPR Campus Foz do Iguaçu é o único ofertado na região do Oeste do Paraná. O objetivo é atender a uma demanda regional e nacional por profissionais capacitados para atuar na pesquisa e desenvolvimento de técnicas de cultivo, manejo e reprodução de organismos aquáticos, como peixes (Piscicultura) e rãs (Ranicultura).