Projeto do IFPR Foz desenvolve ecobarreiras para conter lixo flutuante em afluente do Rio Paraná – Campus Foz do Iguaçu

Meio Ambiente

Para propor soluções viáveis com vistas a reduzir a poluição de rios e lagos, estudantes do Técnico em Meio Ambiente do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, sob coordenação de professores do curso, desenvolveram um modelo de ecobarreira, tendo como estudo de caso o Rio Jupira, afluente do Paraná que margeia os limites do Campus.

A iniciativa integra o Projeto de Pesquisa “O Uso de EcoBarreiras para Captura do Lixo Flutuante: Estudo de Caso no Rio Jupira”, idealizado pelo professor Franco Harlos e coordenado, atualmente, pela professora Kayla Garmus.

Com o apoio dos coordenadores, os estudantes Maurício Heitor da Silva (bolsista), Bruno Anschau Rodrigues e Arthur Pagliosa (voluntários) desenvolveram três prótótipos de ecobarreiras voltados à retenção e coleta de resíduos sólidos flutuantes que acabam por ser levados ao rio Paraná.

Após experimentos realizados ao longo de 2022 com diferentes barreiras, chegou-se à conclusão de que a ecobarreira composta por troncos, gradil, recipientes flutuantes e estrutura aérea, situada em local de remanso do curso d’água, seria a mais eficaz no controle de resíduos.

Próximos passos

Atualmente, o Projeto está numa fase de vistoria periódica da barreira instalada, com retirada do material coletado e triagem realizada pelos estudantes, com apoio do técnico Reginaldo Araújo e da Professora Kayla Garmus. Na etapa seguinte, os estudantes irão fotografar, pesar, quantificar e classificar em banco de dados os resíduos coletados.

Em uma última fase, os estudantes elaborarão cartilhas com o passo a passo da criação e implantação de barreiras para pequenos rios, bem como desenvolverão vídeos e outros materiais para disseminarem em diferentes canais de comunicação a temática das ecobarreiras construídas com materiais recicláveis e elementos de baixo custo.