Projeto Trilha do Empreendedorismo tem início no IFPR Foz – Campus Foz do Iguaçu

inovação

Projeto Trilha do Empreendedorismo tem início no IFPR Foz

O dia 30 de setembro marcou o início da “Trilha do Empreendedorismo” no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu. O projeto, voltado à disseminação da inovação e do empreendedorismo no ambiente educacional, será aplicado nos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gastronomia, Técnico em Gastronomia e Engenharia de Aquicultura, durante a disciplina de “Empreendedorismo e Inovação”.

Pelo Projeto, os estudantes elaboram um modelo de negócios com base nas aulas e oficinas ministradas pelas instituições parceiras, sempre com o uso de metodologias ativas. Além do IFPR, integram a iniciativa: Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, ACIFI, Paraimpacto , SIR Iguassu Valey e SEBRAE.

A chefe da Seção de Inovação e Empreendedorismo do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, professora Lauisa Barbosa,  ressaltou que a aplicação da Trilha do Empreendedorismo nos cursos do IFPR trará mais motivação, qualidade e oportunidades para nosso alunos poderem tirar seus sonhos de empreendimentos do papel.

Trajetórias de sucesso

O primeiro dia da Trilha  para o curso TADS contou com a presença do empreendedor Mahuan Capeletto Abdala, fundador da empresa STAC, empresa incubada no Itaipu Parquetec. Ele explicou como deu início à ideia de negócios em uma disciplina de empreendedorismo na Unioeste e conversou com os alunos sobre sua trajetória de sucesso.

Neste mesmo dia, houve uma oficina de ideação para negócios de impacto, conduzida pela representante da empresa Paraimpacto, Mariangela Luckman. Na ocasião, ela debateu com os alunos a importância dos negócios serem pensados considerando vários indicadores de impacto para o mundo e que este é o futuro da inovação e empreendedorismo.

Inovação e empreendedorismo na Gastronomia

Nas turmas de Gastronomia e técnico de Gastronomia, Breno Floriano, empreendedor e egresso do curso de Gastronomia do IFPR, conversou com os alunos sobre como foi a trajetória de ter elaborado um modelo de negócios nesta mesma disciplina e ter implantado a BG Personal Chefe, uma empresa de sucesso, idealizada no IFPR e que leva alta gastronomia para a região da Triplice Fronteira.

A atividade foi complementada por um vídeo da chef Mariane Souza, participante do MasterChef, que buscou contar sua trajetória na gastronomia e ressaltar a importância do curso para os chefes. Ela comentou sobre varios projetos interessantes que está implementando na área e se disponibilizou a vir ao IFPR para dar palestras aos alunos e ensinar técnicas que utiliza.

No dia 07 de outubro, Simone Bloemer Santos e Wanessa Leticia de Oliveira Miranda, analistas de negócios do Itaipu Parquetec, aplicaram uma oficina de ideação e segmentação de clientes. Os alunos se debruçaram animados nos problemas que pretendem resolver e nas startups e empresas que podem ser criadas na resolução destes desafíos.

“O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/IFPR Foz) trabalhou muito para que esta Trilha fosse implantada. O contato com empresas e instituições que vivem o empreendedorismo, proporciona uma proximidade maior com a realidade, fazendo com que o ambiente de ensino se expanda e se torne um local de prática para os alunos. Um outro ponto importante é que ao final, os projetos dos alunos podem ser indicados à pré-incubação da Incubadora Santos Dumont, o que ao meu ver é uma grande oportunidade para os alunos. Aproveito e agradeço nossos parceiros que estão contribuindo para o ensino de empreendedorismo no IFPR – Campus Foz do Iguaçu. “, destacou a professora Lauisa.