Alunos de Segurança do Trabalho desenvolvem projeto na ATA – Campus Avançado Goioerê

Alunos de Segurança do Trabalho desenvolvem projeto na ATA

No ultimo sábado, dia 26/08, os alunos de segurança do trabalho estiveram presentes na Associação de Tratamento Ambiental de Goioerê -ATA, para o desenvolvimento de um ciclo de palestras e orientações voltados as necessidades dos coletores de materiais recicláveis no ambiente de trabalho. A atividade envolveu orientações de ergonomia, uso de EPI (equipamentos de proteção individual), segurança e saúde, riscos ambientais, ginástica laboral, dentre outros.

O Projeto

O projeto originou-se da necessidade da ATA, em relação a atualização de seus Mapas de Risco e seu PPRA (Programa de Prevenção de riscos ambientais). Desta forma, as tutoras do curso, juntamente com a coordenação e alunos, através da disciplina de seminários locais, fizeram a proposta de desenvolvimento deste evento, voltado a orientação dos coletores de materiais recicláveis do município de Goioerê, além do desenvolvimento de um Mapa de Risco e atualização do PPRA da entidade. Este trabalho foi de suma importância para o aprendizado dos alunos, tendo em vista que através dele, tiveram a oportunidade de vivenciar e aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula. Segundo a coordenadora de curso, Suelen de Gaspi, “a proposta desenvolvida foi de suma importância para o conhecimento dos estudantes, que além de colocarem em prática os conteúdos estudados, possibilitou uma contribuição a sociedade de Goioerê, em especial a ATA”.

Os apoios

Para realização deste projeto, os alunos contaram com a apoio das tutoras do curso, Miriam Torres e Inez Marmol, e com o apoio da coordenação de NUTEAD do Campus, e coordenação regional curso, através do professor Gabriel Quinato, e da servidora Suelen de Gaspi. Além disso, para realização deste evento, os alunos destacam a grande contribuição dos responsáveis pela ATA, Dino e Andréia, além de toda a ajuda e disponibilidade do Técnico em Segurança do Trabalho da Usina de Álcool e Açúcar Goioerê, o Sr. Adenilson Rocha. Destacam ainda os agradecimentos, a diversas empresas da cidade, que contribuíram para um café de encerramento ao final do evento. A Direção Geral do Campus, através do professor Carlos Henrique Furtado, desde já, agradece a colaboração e contribuição de todos os envolvidos e destaca: “Eventos como este, vão ao encontro da visão do IFPR,  de ser referência em educação profissional, tecnológica e científica, reconhecida pelo compromisso com a transformação social. Com certeza, este evento possibilitou isso”.