Atividades de pesquisa ocorrendo no campus. – Campus Avançado Goioerê

Atividades de pesquisa ocorrendo no campus.

O Projeto de Pesquisa “Participação efetiva cotidiana: o papel da criança nas tomadas de decisão no ambiente escolar” é uma iniciação científica em Geografia, onde a escola é vista como território com multifacetadas relações de poder. A partir disso, a equipe de pesquisadores, coordenada pela professora Me. Viviane Martins de Souza, doutoranda em Estudos da Criança, busca identificar os conceitos de participação para diretores de escolas, coordenadores e professores e também os espaços de participação que são disponibilizados em suas escolas.

Por outro lado, investiga o que é participação para as crianças do Ensino Fundamental e como se percebem em diversas tomadas de decisão no dia a dia da escola. Hoje, este projeto recebeu, numa roda de conversa, a Prof.ª Dr.ª Natália Fernandes, da pós-graduação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho (Campus Gualtar – Braga – Portugal) que discutiu temas como pesquisa com crianças, participação segundo os Estudos da Criança e a valorização de pesquisas realizadas por jovens.