Audiência Pública do PDI foi realizada no IFPR Goioerê – Campus Avançado Goioerê

PDI

Audiência Pública do PDI foi realizada no IFPR Goioerê

Na última quarta-feira (24) o IFPR Campus Avançado Goioerê realizou a Audiência Pública para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o quinquênio 2024-2028. O PDI é um instrumento de gestão que norteia a instituição em aspectos como a filosofia de trabalho, sua missão, os objetivos estratégicos e as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações.

O evento contou com a presença de diversas lideranças do executivo e legislativo dos municípios, representações de entidades de classe e cooperativas, líderes comunitários, empresários, pais, estudantes e servidores da instituição. Prof. Marcos Paulo, Diretor-geral do IFPR, enalteceu a representatividade na audiência e a importância da contribuição no PDI para fortalecer a educação pública, gratuita e de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento regional.

Em sua fala, Prof. Gabriel Quinato, Diretor-adjunto da unidade, ressaltou a importância da presença da instituição na região, considerando que no Paraná são 26 unidades para atender 399 municípios, e Goioerê e região é contemplada com uma. “Fortalecer a educação como forma de tornar a cidade atrativa e próspera, unindo as instituições com parcerias e não concorrência”, ponderou Quinato.

O Magnífico Reitor do IFPR, Prof. Dr. Odacir Zanatta, afirmou que temos um cenário favorável para a educação no país. Os Institutos Federais serão fortalecidos como fomentadores de mão de obra qualificada e desenvolvimento, além de aumentar os investimentos para a consolidação das unidades. Informou também que o IFPR Goioerê terá sua capacidade de oferta de cursos aumentada com a alteração da tipologia, passando de 20 professores e 13 técnicos-administrativos, para 40 professores e 26 técnicos-administrativos.

Marcio Bonesi, Chefe de Gabinete do prefeito municipal, representou Betinho Lima na audiência e fortaleceu as relações municipais com o IFPR, enaltecendo que sem educação não há desenvolvimento e que a instituição tem o apoio total da gestão municipal.

A Secretária de Educação Municipal de Goioerê, Anirleia de Paula, relatou o trabalho da educação infantil e básica realizada pelo município e do apoio que prestam ao IFPR quando são demandados. “Trabalhamos para uma educação de qualidade com os pequenos que futuramente serão estudantes do IFPR”, afirmou Anirleia.

Representando os estudantes, Fabrício Feliz de Oliveira, membro do Grêmio Estudantil do campus, fez uma fala representativa dos estudantes, concluindo da importância da participação democrática em espaços como o PDI e que todas sugestões dos estudantes serão apresentadas pelos formulários de coleta de propostas.

Por fim, a Chefe do Núcleo Regional de Educação, Sra. Daniele Mellero, afirmou que a educação é o grande sentido da existência das instituições no município e que devem unir forças para melhor servir a população. O IFPR é um irmão do NRE e está com as portas abertas para parcerias.

Todos os presentes puderam participar com sugestões para o novo ciclo do PDI do IFPR, inserindo as propostas no formulário on-line ou no formulário físico distribuído durante a reunião. Todas as informações serão analisadas pela comissão do IFPR Campus Avançado Goioerê e comporão o documento final que entrará em consulta pública no segundo semestre deste ano.