Docente de Goioerê participa de ação internacional de capacitação em Pamplona, Espanha – Campus Avançado Goioerê

Marcelo Colavitto, professor de Artes do Campus Avançado Goioerê está em licença capacitação em Pamplona, na Espanha.

O foco da capacitação é aprender sobre as práticas realizadas pela Asociación Navarra Nuevo Futuro e trocar experiências de ações no âmbito da Educação Social, partindo do interesse de um grupo de pesquisa, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Social (NEPES) que já se dedica ao estudo desta temática no Brasil desde 2016.

O grupo tem realizados pesquisas de cunho lúdico-político-pedagógico junto a instituições de ensino nacionais e internacionais tais como a participação no Programa de Estudos, Pesquisa e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes – PCA e junto ao Instituto de Educação da Universidade do Minho em pesquisas dentro do programa de Estudos da Criança.

Hoje existe uma parceria com o CREAS de Goioerê com atividades práticas relacionadas à Educação Social por meio do teatro.

Este intercâmbio é também fruto do Programa Internacionalização Virtual 2021 do IFPR que ocorreu em Novembro de 2021, através da I Jornada internacional sobre o panorama da Educação Social em países de língua portuguesa e espanhola, evento promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Social (NEPES) em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais do IFPR, Jon Exeberria da Asociación Navarra Nuevo Futuro e com a professora Verônica Müller da UEM.