Estudantes de Produção de Moda promovem bazar – Campus Avançado Goioerê

Estudantes de Produção de Moda promovem bazar

Acontecerá no próximo sábado (13) das 9h às 15h no salão da Igreja Batista de Goioerê, o bazar de roupas que será promovido pelos estudantes do 4º ano do Curso Técnico em Produção de Moda.

Com o objetivo de diminuir o impacto ao meio ambiente, os estudantes coletaram peças do vestuário em bom estado de uso mas que não seriam mais usadas por seus donos e organizaram para o bazar. Ressalta-se que não existe uma política clara de descarte de produtos do vestuário e que ocorre na maioria dos municípios através da coleta de lixo comum.

Os produtos oriundos de confecções têxteis descartados são considerados resíduos sólidos e deveriam ser coletados por empresas especializadas para promover o descarte correto ou mesmo a reciclagem. Mas essa não é a realidade de quase a totalidade dos municípios brasileiros, que chegam a enviar para o aterro sanitário cerca de 690 mil toneladas deste tipo de produto. Dependendo da fibra utilizada na confecção do produto têxtil, sua decomposição pode demorar até 500 anos.

Para Prof. Bruno, na disciplina de Produção de Eventos de Moda no 4° de Produção de Moda foi discutido sobre a definição de bazar e brechó, resgatando o conceito de reutilização, dissertado por Kate Flecther (2011) e estudado na disciplina de Tecnologia Têxtil em 2021, como uma das alternativas para consumirmos de forma mais sustentável, impactando menos o meio ambiente.

A partir desse bazar colocaremos em prática a pré-produção, a produção e pós produção, por meio das responsabilidades de cada aluno, que se dividiram no grupo da logística, visual merchandising, divulgação e financeiro. Em síntese, os alunos poderão gerar uma consciência sobre a sustentabilidade, praticar o que estudam ao longo desses 4 anos e se apresentar para o mercado de trabalho local, completou Prof. Bruno.