Estudantes do IFPR Goioerê fazem visita técnica em Foz do Iguaçu – Campus Avançado Goioerê

VISITA TÉCNICA

Estudantes do IFPR Goioerê fazem visita técnica em Foz do Iguaçu

Nos últimos dias 09 e 10 de novembro, um grupo de 90 estudantes do IFPR Campus Avançado Goioerê esteve na cidade de Foz do Iguaçu para cumprir um cronograma de visitas técnicas acompanhados por servidores da unidade. Para otimizar as visitas, foi subdividido em 03 (três) grupos menores com até 30 estudantes.

No Templo Budista, os estudantes tiveram contato com a filosofia budista e puderam descansar da viagem em um ambiente calmo e sereno. As mais de 120 estátuas e seus significados e um buda com mais de 7 m de altura, foram os destaques das fotografias.

No IFPR Campus Foz do Iguaçu os estudantes foram recepcionados pela equipe de ensino e conheceram a estrutura e cursos ofertados. Dos tanques de criação de peixes e alevinos, cultura hidropônica automatizada, laboratórios construtivos de edificações, cozinhas industriais a laboratório maker. A visita técnica também foi importante para estabelecer relações de parceria entre docentes com pesquisas na área de meio ambiente e zoologia.

No Refúgio Biológico Bela Vista da Itaipu Binacional, foi possível conhecer um pouco da história desta área de preservação e reflorestamento. Os estudantes plantaram sementes de pau-d’alho em tubetes e que posteriormente serão distribuídas em áreas ribeirinhas e povoados. Atrav´és da trilha de aproximadamente 2 km, foi possível conhecer o trabalho de reflorestamento, controle da qualidade da água do reservatório, acolhimento de animais apreendidos vítimas do tráfico de animais silvestres e animais em cativeiro para reprodução.

O show no Marco das Três Fronteiras foi a atração artística da viagem. Com ritmos latinos paraguaio, argentino e brasileiro, o grupo de bailarinos fizeram um show espetacular em torno do obelisco do marco brasileiro. Com muita música, história, dança e alegria, a noite de quarta se encerrou com muita felicidade.

O ponto alto da vista técnica, foi a Itaipu Binacional. A terceira maior usina hidrelétrica em tamanho e a segunda maior geradora de energia do mundo, Itaipu assusta pela sua grandiosidade. Os estudantes assistiram uma palestra sobre “Área de TIC da Itaipu Binacional” e após fizeram a visita especial à barragem, conhecendo a estrutura externa e internamente.

A viagem foi organizada pelo Prof. Alison Ribeiro e teve o apoio e participação dos Prof. Marcos Paulo Rosa, Prof. Julyana Biavatti, Prof. Paulo Roberto Oliveira, Prof. Daniel Santos da Silva e da Psi. Monia Azevedo.