Estudantes do IFPR realizam intercâmbio na Espanha – Campus Avançado Goioerê

Estudantes do IFPR realizam intercâmbio na Espanha

Desembarcaram nesta terça (24) na cidade de Madri na Espanha os estudantes Giovani Ocan, Natalia Simionato e Laiza Umeda, recém concluíntes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, juntamente com o Prof. Marcelo Colavitto para um intercâmbio no Colégio de Educadores Sociais de Pamplona.

Como um dos objetivos do intercâmbio está a pesquisa investigativa sobre as Representações Sociais dos estudantes de Pamplona, região de Navarra, sobre Educação Social. Os estudantes fazem parte do Grupo de Pesquisa do Prof. Marcelo chamado NEPES – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Social, cadastrado no CNPq e homologado pelo IFPR.

Para Colavitto “o intercâmbio criará uma troca de saberes em Educação Social como um dispositivo de criar um espírito comunitário dentro do grupo social em que se vive e trabalha e promover a emancipação dos seres sociais”.

Ressalta-se que na Espanha a profissão de Educador Social já é regulamentada há mais de 30 anos e possui curso superior. No Brasil está a caminho o processo para ser ofertada o primeiro curso de Educação Social e a regulamentação da profissão a nível da federação.

Os estudantes e o professor viajaram nesta missão com recursos próprios.