Estudantes são selecionados em Programa de Inovação do SEBRAE – Campus Avançado Goioerê

INOVAÇÃO

Estudantes são selecionados em Programa de Inovação do SEBRAE

No último dia 26 foi realizado na ACIG – Associação Comercial e Industrial de Goioerê a última etapa do programa Inova Território promovido pelo SEBRAE em parceria com instituições do município. O programa teve como objetivo a criação e desenvolvimento de startups com foco de divulgar e estimular a inovação e o espírito empreendedor nas instituições de ensino e empresas, criando um ambiente favorável para buscar soluções para problemas através da inovação.

Foram apresentados 05 (cinco) projetos das seguintes áreas: setor da saúde, setor têxtil, mobilidade urbana, alimentação saudável, comércio on-line de produtos artesanais.

Estudantes do IFPR participantes do Programa de Inovação do SEBRAE

Os estudantes Ruan Pablo Gomes Rocha, Giovani Ocan, João Vitor de Oliveira Lima e João Victor Ramalho Alves do 4º ano do Curso Técnico em Informática, apresentaram um projeto denominado Luna Bus. Segundo Ramalho “o Luna Bus é um aplicativo que facilita o serviço de transporte público. Assim, como nossa missão diz que todo mundo precisa de uma oportunidade para chegar a algum lugar, nós somos a sua”. O app disponibiliza os horários das circulares, os diferentes pontos de ônibus na cidade, os trajetos das circulares, e em breve uma funcionalidade que mostrará em tempo real a localização da circular.

O sistema está em fase de teste em Goioerê e os usuários do aplicativo poderão enviar contribuições aos desenvolvedores. Ramanho complementa afirmando “como somos estudantes, usamos muito transporte público e sabemos os problemas que esse serviço tem e em um dos encontros quando perguntaram sobre uma dor para solucionar, o que veio na cabeça era isso”.

Apresentação dos Estudantes do IFPR no Programa de Inovação

O estudante Roger Freiria da Silva Triano, também do 4º ano do Curso Técnico em Informática participou do projeto juntamente com alunos da UEM – Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional Goioerê, desenvolvendo um sistema de gerenciamento de informações para a área têxtil.

Prof. Alison Antony Ribeiro responsável pelo NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia) do IFPR Campus Avançado Goioerê, esteve como membro da banca que avaliou os projetos apresentados e disse “o projeto Luna Bus, será muito importante para o nosso município visto que ainda não há nenhum aplicativo que apresenta essa solução na região e os alunos estão de parabéns com a conquista”.

Como resultado os alunos foram contemplados com 3 meses de mentoria fornecidas pelo SEBRAE para que possam desenvolver seu projeto e abrir uma empresa.